Por noites mais quentes
4 de Maio de 2016
pes
Pés lisinhos e macios
6 de Maio de 2016
Mostrar Todos

SOS clima seco

clima seco

Garganta seca, nariz entupido, olhos irritados… esses são alguns dos sintomas mais comuns do tempo seco que estamos enfrentando nesses últimos dias. Descubra como aliviar esses incômodos

Por Malu Bonetto

Ingerir bastante água e investir no consumo de frutas com grande quantidade de líquidos ajuda a prevenir alguns dos incômodos causados pela secura do ar. As irritações, em geral, acontecem porque os agentes responsáveis pelo agravamento das alergias, como a poeira e a poluição, ficam um período maior suspensos no ar. A baixa umidade, também contribui para que as crises alérgicas sejam desencadeadas, já que modifica o funcionamento das vias respiratórias superiores e pode predispor o aparecimento de doenças infecciosas, como gripes e resfriados. “É muito comum que um sintoma leve ao outro. A obstrução nasal, por exemplo, mesmo que inicialmente seja isolada, leva a respiração pela boca e pode gerar desconforto e dor de garganta”, explica Talita Poli Biason, gerente médica da unidade MIP (Medicamentos Isentos de Prescrição) do Aché Laboratórios. E é ela que dá algumas dicas importantes para prevenir esses problemas:
Beba no mínimo dois litros de água diariamente: assim você mantém o organismo hidratado, auxilia na prevenção de doenças respiratórias e alivia a irritação na garganta.

Mantenha o ambiente sempre higienizado: em casa ou no trabalho, é essencial deixar todas as superfícies limpas para evitar a disseminação de micro-organismos. Para isso, basta utilizar um pano úmido com água e sabão para remover o acúmulo de poeira.

Lave as mãos: esse cuidado é necessário sempre que entrar em casa, na hora de manipular alimentos ou após usar o banheiro.

Fique atento ao cardápio: invista no consumo de alimentos saudáveis e fontes de líquidos como melão, melancia, abacaxi, maçã, ameixa vermelha e morango.

Pratique exercícios no horário certo: dê preferência aos horários em que a umidade do ar não esteja tão baixa, ou seja, pela manhã.