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Sobrando apetite e preguiça?

O inverno está aí e com ele chega uma vontade louca de atacar a dispensa! O problema é que deixamos os alimentos frios de lado e ainda bate aquela preguicinha. O que fazer? Nós te contamos agora!

A nutróloga Ana Luisa Vilela, da capital paulista, conta que, naturalmente o nosso organismo exige mais energia quando a temperatura está mais baixa. “Isso acontece porque o gasto energético nessa época do ano é maior, já que o organismo se esforça mais para manter a temperatura corporal estável. Esse aumento de apetite é uma resposta do nosso corpo que solicita mais energia – e nós respondemos isso com a ingestão de mais alimentos – que, muitas vezes, são mais calóricos”, revela a médica.
Se por um lado sentimos mais necessidade de comer, não temos a mesma vontade de ingerir alimentos crus e frios e assim, deixamos saladas e frutas de lado. É aí que mora o perigo. ”Os excessos desse período se deve ainda a necessidade de produção de serotonina, um neurotransmissor que promove a sensação de bem-estar, que é diminuído principalmente em pessoas que não se sentem confortáveis com as temperaturas mais baixas”, fala a médica, que acrescenta que “para suprir esta sensação, muitos acabam descontando na comida e, além de engordarem, podem ainda desenvolver doenças como hipertensão e obesidade, além de contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e triglicéride – que elevam os riscos de problemas cardiovasculares”, alerta Dra. Ana.
Por essas e outras, é essencial redobrar os cuidados com a alimentação na estação mais fria do ano. Para isso, veja algumas dicas importantes:
– Consuma mais proteínas, que demorem mais para ser metabolizados e liberados, assim a sensação de saciedade aumenta;
– Evite os excessos de carboidratos, apesar de serem convidativos para o inverno;
– Prefira fazer sopas com legumes que não sejam de cor amarela e laranja;
– Abuse de chás que além de esquentar o corpo, aumentam sensação de bem estar;
– Prefira as frutas típicas da safra que são ricas em vitamina C como, morangos, tangerina, laranja e maracujá.
– Para os tentadores fondues, faça-os com carnes cozidas ao invés de fritas e misture queijos magros e os mais claros possíveis para molhar os pães integrais. Na versão doce, use chocolate em pó 70% cacau e aproveite a receita de leite condensado light: 1 xícara de leite em pó desnatado, 1/4 de xícara de água fervente e 1/2 xícara de adoçante em pó.