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Mais saúde com açaí

Apesar de muito consumida, essa fruta de origem amazônica ainda desperta curiosidade quando falamos dos seus benefícios para a saúde. Confira abaixo porque é importante inclui-la na sua dieta

Por Malu Bonetto

Muito utilizado no preparo de refrescos ou consumido na forma de sorvete, o açaí é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio, além de possuir grande poder antioxidante. Alguns estudos apontam ainda que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim. Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa, rede especializada em combinações rápidas e ilimitadas de açaí, frutas e outros acompanhamentos, explica os benefícios dessa iguaria.

AÇAÍ REJUVENESCE: como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Segundo alguns estudos, o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui capacidade de combater células cancerígenas.

FONTE DE ENERGIA: por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar de tomar cuidado e não exagerar nas porções e, consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar, bata a polpa com uma banana e adoce com mel.

PODEROSA FONTE DE FERRO: a quantidade de ferro encontrada em 100 g de fruto é de 1,5 mg, uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.

AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL E DIABETES: o Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios, fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.