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Legumes de cara nova

cenoura

Incluir legumes no dia a dia nem sempre é uma missão muito fácil, mas é importantíssimo consumir esses alimentos já que são ricos em fibras, vitaminas e minerais. A nutricionista Lara Natacci lista cinco dicas que vão te ajudar a incorporar os legumes no seu dia a dia de maneira fácil e saborosa. Confira!

Por Malu Bonetto

 

Opte por uma alimentação colorida
As cores dos legumes, muitas vezes, podem indicar alguns de seus benefícios. Os roxos, como repolho roxo e berinjela, por exemplo, fornecem antocianina, antioxidante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Já o espinafre e outros vegetais verde-escuros possuem boas quantidades de vitamina K, que auxiliam na coagulação sanguínea. Já os com tons avermelhados, como o pimentão e o tomate, possuem licopeno, que são antioxidantes e também auxiliam na redução do risco de tumores de próstata.

Faça legumes assados
Assar os legumes, além de ser um modo de preparo mais “leve”, ajuda a deixá-los ainda mais saborosos. Uma boa dica é colocar os legumes em um saco para assar, assim eles não ressecam e ainda preserva o líquido e os aromas do alimento. Você ainda pode incluir ervas e temperos em pó no saco, para deixar o preparo ainda mais suculento e variar os sabores.

Misture os legumes com carnes
Cozinhar os legumes com carnes pode ser uma boa opção para deixar tudo mais saboroso e camuflar o sabor das proteínas.

Prepare sopas
Sopas são ótimas opções para incentivar o consumo de legumes, especialmente durante o outono e o inverno. Para deixar a preparação balanceada, inclua macarrão ou arroz, além de carne ou frango. Varie também as texturas, podendo deixar os legumes ralados, em pedaços ou batidos.

Dê novos sabores aos legumes
Muitas pessoas não incluem os legumes no cardápio, porque não gostam do sabor. Uma boa maneira de deixar esses alimentos mais gostosos é acrescentando temperos e ervas, como alecrim, tomilho e salsinha. Você também pode grelhar os legumes e acrescentar algum molho por cima.