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Intolerância à lactose

Muito tem se falado em intolerância à lactose, mas, afinal, o que é isso? Pedimos para a nutricionista Paula Castilho, da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, esclarecer as principais dúvidas sobre o tema

Por Malu Bonetto

A lactose está presente em todos os alimentos lácteos.
MENTIRA. Nem todos os alimentos elaborados a partir do leite de origem animal possuem lactose. Em alguns queijos, por exemplo, a lactose é eliminada naturalmente durante o processo de fabricação.

Leite de cabra ou de ovelha não tem lactose.
MENTIRA. Todos os leites de origem animal possuem lactose em sua composição, até mesmo o leite materno. Mas, alguns alimentos como iogurtes e queijos elaborados com leite desses animais podem ter a lactose eliminada seja pelo processo natural de fabricação ou pelo uso da enzima lactase.

Leite de coco não contém lactose
VERDADE. A lactose é um carboidrato presente somente no leite de origem animal, ou seja, os chamados leites vegetais, como o leite de coco, de soja, arroz e outros não têm lactose.

A lactose é a principal causadora de alergias respiratórias em crianças
MENTIRA. Apesar de usarmos o termo “alergia à lactose”, a lactose nunca será a causadora de alergias. Quando falamos em alergia alimentar, são as proteínas do leite as principais causadoras de processos alérgicos em crianças. Proteína e lactose são substâncias diferentes, e com frequência são confundidas pela população.

Pessoas que fazem dieta de restrição aos lácteos necessitam fazer uma suplementação de cálcio.
VERDADE. O leite e seus derivados são boas fontes de cálcio e quando não estão presentes na dieta é necessário readequar a sua alimentação para obter o cálcio de outras fontes. São eles: alimentos de origem vegetal como brócolis, espinafre, gergelim, amaranto e até mesmo o suco de laranja. Outra opção são os produtos com adição de cálcio, como é o caso dos leites e iogurtes de soja.

Pessoas com intolerância à lactose não devem consumir nenhum alimento lácteo.
MITO. A intolerância é uma condição bastante individualizada. Cada pessoa possui um grau maior ou menor de intolerância com sintomas que também podem variar. Mas pode-se dizer que uma grande maioria dos intolerantes podem consumir alimentos com baixo teor de lactose sem ter sintomas de intolerância, como queijos, manteiga e leites com baixo teor de lactose. Além disso, existem as cápsulas de enzima lactase que ajudam muitas pessoas a comerem alimentos lácteos.

Alimentos permitidos para quem sofre de intolerância à lactose
– Pães e biscoitos à base de água ou soja
– Chocolate à base de soja
– Todas as frutas, verduras e legumes
– Carnes de boi, aves, porco, peixe e frutos do mar
– Gelatinas ou doces à base de soja
– Queijo de soja (tofú) e leite de soja
– Carne de soja (proteína texturizada de soja)
– Sucos industrializados à base de soja

Alimentos proibidos para quem sofre de intolerância à lactose:
– Leite de vaca, leite condensado, creme de leite e chantilly
– Pães, bolos e biscoitos recheados à base de leite
– Chocolates comuns, sorvete e pudins
– Purês, tortas, preparações com creme branco, sopas cremosas
– Margarina, manteiga, iogurtes, todos os tipos de queijo que contenham leite.