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Inclua a soja no seu dia a dia

Sabemos que a soja tem inúmeros benefícios para o nosso organismo, como auxiliar na redução dos níveis do colesterol ruim e elevar os níveis de HDL, o colesterol bom. Também possui isoflavonas, substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitar a perda de massa óssea, e ainda contém fibras que melhoram o trânsito intestinal e contribui para a saúde do coração. Para ajudar a incluir a soja na alimentação, a chef Natália dos Santos, da Unilever dá cinco dicas especiais.

Por: Malu Bonetto

1. Os grãos ficam ótimos quando adicionados a uma salada. Basta cozinhá-los em água, escorrer e resfriar.

2. O grão da soja cozido combina com lascas de bacalhau, vinagrete com tomate, cebola, cheiro-verde, e com brócolis cozido no vapor.

3. Vitaminas e sobremesas também podem ser preparadas com a bebida à base de soja. Basta bater frutas congeladas, com as bebidas para obter deliciosos shakes. Uma grande vantagem é que bebidas à base de soja não possuem lactose, nem proteína do leite, ideal para quem é alérgico a este tipo de proteína ou intolerante à lactose. 

4.  Os grãos também podem substituir o nosso feijão no dia a dia. Para isso, basta fazer o mesmo processo de cozimento.

5. Para transformar os grãos de soja em um delicioso patê, basta processá-los no liquidificador com iogurte e temperar como desejar.