TriVersa: novo equipamento para o tratamento de manchas, flacidez e rugas
8 de março de 2017
NOVIDADE: preenchimento facial que combina lidocaína e ácido hialurônico para acabar com as rugas
10 de março de 2017
Mostrar Todos

Descubra o local perfeito para guardar os medicamentos na sua casa

Muitas pessoas acabam guardando os medicamentos em locais não apropriados e, dessa maneira, podem acabar tendo sua eficácia comprometida. A farmacêutica Adriana Oliveira, gerente de qualidade da RV Ímola, explica onde e como armazenar corretamente seus remédios

Banheiro não é lugar de remédios
Ter no armário no banheiro um espaço destinado aos remédios apesar de muito comum são os piores locais para se deixar um medicamento dentro de casa. Isto porque neste espaço, há uma variação muito grande de umidade e temperatura por causa do banho. No momento em que o chuveiro está ligado, a temperatura ambiente pode superar os 30ºC, enquanto a indicação é que os remédios fiquem em, no máximo, 25ºC. Já a umidade pode chegar até a 100% durante o banho.

Fuja da luz solar
Dentro de casa, o lugar indicado para deixar os medicamentos é o quarto por ser um ambiente mais fresco e longe da incidência direta da luz solar. Outra dica é conservá-los sempre na embalagem original é uma excelente alternativa para mantê-los protegidos da luz direta.

No porta-luvas, nunca
Uma prática muito comum, mas que pode danificar os remédios é deixá-los no porta luvas, mas lembre-se a temperatura dentro do carro num dia ensolarado pode ultrapassar os 40ºC.

Deixar o remédio sempre no blister
Se precisar levar remédios para tomar no trabalho, escola, etc., Adriana recomenda carregar apenas aqueles que for fazer uso. Pois remédios expostos em condições ruins costumam ter sua eficácia reduzida ou até mesmo totalmente eliminada em até 24 horas.

Quando utilizar a geladeira
Vários medicamentos requer condições especiais de conservação, devendo permanecer constantemente refrigerados. Esses medicamentos devem ser guardados em geladeiras, nas prateleiras do meio para baixo e nunca na porta, onde ocorrem mais variações de temperatura. Tampouco no freezer ou congelador. Em relação à insulina, o melhor lugar para guardá-la na geladeira é a prateleira próxima à gaveta de legumes.

Mantenha a tampa original
Se as pílulas vierem em vidro, recomenda-se usar a tampa para segurar os remédios, e jamais deixá-los cair sobre a mão. Assim, se caírem dois ou mais pílulas, você poderá devolvê-las ao compartimento sem danificá-las.

Cuidado ao descartá-lo
Se na caixinha do remédio tiver mais comprimidos do que o necessário para o tratamento não os descarte no lixo ou na descarga. Além de contaminar o meio ambiente, o remédio descartado põe em risco animais e até pessoas que possam manipular aquele lixo. Procure nos postos de saúde, hospitais ou em farmácias locais próprios para o descarte.