7 alimentos que contribuem para a queima de gordura
20 de abril de 2017
A atriz Paula Jubé conta como venceu a compulsão alimentar e fez as pazes com o próprio corpo
24 de abril de 2017
Mostrar Todos

Cuidados com o sistema respiratório durante o outono

Basta o clima ficar mais seco, que os casos de crises de rinite alérgica, sinusite, laringite e asma aumentam assustadoramente. Crianças e os idosos são os que sofrem mais, além do maior risco de terem complicações, como a temida pneumonia. Confira algumas dicas do otorrinolaringologista Jamal Azzam (SP) para proteger seu sistema respiratório no outono

Tomar água sempre e não somente para matar a sede
Nessa época do ano deve-se pensar na água como um tratamento do sistema respiratório, uma vez que as secreções tendem a ficar mais ressecadas no outono e, a água faz que elas fiquem mais líquidas e assim, são mais facilmente eliminadas, levando com elas os vírus e bactérias.

Inalações com soro fisiológico
O contato direto do soro fisiológico com todo o trato respiratório mantém as melhores condições para as trocas gasosas, além de ajudar demais na fluidificação das secreções. Pode-se fazer inalações por conta própria livremente, 3 ou 4 vezes ao dia ou mais, desde que somente com soro fisiológico, sem acrescentar-se as “gotinhas” tradicionais para o tratamento da asma.

Umidifique o ambiente
Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto. Isso só vai ajudar a manter as vias aéreas umedecidas e em muito melhores condições. Caso não tenha umidificador, uma opção são as bacias de água mas o ideal mesmo são toalhas de banho úmidas porque tem uma área muito maior de evaporação, levando a água para o ambiente.

Evite atividades físicas ao ar livre entre 10 e 16 horas
Neste período costuma haver um maior acúmulo de poluentes no ar e isso pode prejudicar muito o sistema respiratório, especialmente porque no exercício físico existe toda uma sobrecarga da respiração. Uma vez que cerca de 40 % da poluição atmosférica é devido aos escapamentos dos carros, ônibus e caminhões, evite lugares com muito trânsito.

Mantenha a casa bem ventilada
Se a casa ficar fechada o tempo todo, mesmo no clima seco podem crescer fungos e piorar muito as alergias respiratórias. A ventilação ajuda muito a evitar tudo isso, portanto abra as janelas.

Roupas ao sol
Geralmente as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar. Na maioria das vezes elas ficaram guardadas quase seis meses, pois as estações anteriores ao outono foram a primavera e o verão. Então, o que ocorre na hora de pegar estas roupas? Aquele cheiro de roupa guardada! Cuidado! Prepare-se melhor e não tenha os efeitos nocivos do mofo no seu trato respiratório.

Evite o ar condicionado
Os aparelhos de ar condicionado normalmente já são vilões do sistema respiratório, uma vez que sempre diminuem muito a umidade do ar. E no outono, o ar já é bem mais seco, então os aparelhos irão diminuir mais ainda a umidade do ar. Isso predispõe a várias infecções e piora das alergias