Rejuvenescimento vaginal já é o terceiro procedimento mais realizado pelas mulheres brasileiras
28 de junho de 2017
Cuidados essenciais para evitar a queda dos cílios
7 de julho de 2017
Mostrar Todos

Conheça os benefícios das algas na alimentação

Foi-se o tempo em que as algas estavam presentes apenas na alimentação japonesa. Hoje, conquistando cada vez mais espaço numa dieta saudável e equilibrada, a alga possui diversos minerais, como cálcio, ferro e iodo, além de oligoelementos como cobre, zinco, estrôncio, cobalto, níquel, molibdênio, chumbo, estanho, vanádio, bromo, prata, cromo, bário, lítio e bismuto

 

Ricas em proteínas, carboidratos e Vitamina A, as algas se consumidas com regularidade, podem agir como um poderoso antibiótico e acabam evitando possíveis formações de tumores, purificam o sangue e ainda ajudam na eliminação de possíveis complicações causadas por toxinas presentes na alimentação. Além disso, segundo o médico Theo Webert (DF) pela grande proporção de fibras, as algas constituem um complemento ideal nas dietas de emagrecimento, pois proporcionam a sensação de estômago cheio e saciado pela dilatação da fibra. “Quando consumidas frescas, as algas devem ser deixadas de molho para atenuar sua salinidade. As que são apresentadas em embalagens comerciais já foram previamente lavadas e secas e devem ser deixadas de molho para hidratação e regresso à consistência natural”, explica o médico. No mercado, os tipos mais encontrados são: nori, kombu, hijiki e wakame, todas de origem oriental.

Entre os benefícios das algas, elas auxiliam na diminuição do colesterol e também previnem a arteriosclerose e a hipertensão. “Quando consumidas diariamente as algas marinhas elevam a oxigenação e fornecem uma ação com diversos benefícios sobre diversas partes do corpo, das glândulas, coração, artérias, fígado, rins, além de proporcionarem uma inacreditável força vital”, conta o especialista. Além do reequilíbrio nutricional, o consumo equilibrado de algas ajuda no tratamento de reumatismo, auxilia no tratamento da artrite, normaliza a pressão alta, acaba com os casos de prisão de ventre, trata a diarréia, ameniza e ainda auxilia para o fim da bronquite, enfisema e reequilibram as funções da tireoide.

Salada de Algas Marinhas e pepino
Ingredientes
25 g de mistura de algas secas
1 pepino pequeno
75 ml de mirin
75 ml de vinagre de vinho de arroz
2 colheres de sopa de adoçante de confeiteiro
2 colheres de sopa de sumo de limão

Modo de preparo
Ponha as algas de molho numa taça com água fria e deixe repousar 15-20 minutos para amolecerem. Depois corte o pepino ao meio no sentido do comprimento formando meias-luas muito finas. Ponha as algas grosseiramente picadas, e o pepino numa tigela. Misture o mirin com o vinagre de vinho de arroz e o açúcar num tacho pequeno e leve a lume brando até o açúcar dissolver. Retire do lume, deixe arrefecer e junte o sumo de limão. Deite o molho de vinagre sobre as algas e o pepino e envolva cuidadosamente. Sirva em taças pequenas ou pratos individuais.

Gelatina de Algas
Ingredientes
1 tubinho de gelatina de alga Ágar-Ágar
1/2 litro de água adoçante de confeiteiro a gosto
400 gramas de fruta (ameixa, morango, figo, laranja, manga,etc.)

Modo de preparo
Ferva a água com o adoçante e bata-a no liquidificador junto com a fruta desejada. Numa travessa, junte este suco fervido acrescente o pó de Ágar-Ágar aos poucos, sempre misturando. Deixe esfriar e leve à geladeira.

Espaguete com Algas
Ingredientes:
1/4 kg de espaguete inteiro
4 cenouras1 cabeça de alho
1/2 couve repolho
1 chávena de algas hiziki demolhadas
4 folhas de louro
1 colher de sopa de oréganos
Gengibre a gostoa
zeitonas a gosto azeite a gosto

Modo de preparo
Coloque água com louro ao fogo e, assim que ferver coloque o espaguete e as algas para cozinhar em lume forte até a massa estar al dente (cerca de 10 minutos). Escorra bem e passe-a na água fria para não grudar. Reserve.A parte, em um tacho coloque um pouco de azeite, água, gengibre ralado e os dentes de alho esmagados. Adicione a cenoura, a couve em tiras e mais um pouco de água. Deixe cozinhar cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Tire do lume e junte os oréganos.Em outro tacho, aqueça uma colher de sopa de azeite, 4 dentes de alho picados e refogue por 2 minutos. Adicione o espaguete e, sempre mexendo, deixe cozinhar um pouco. Apague o lume e junte as verduras. Por fim, coloque as azeitonas.