A importância da drenagem linfática no pós-operatório
31 de maio de 2017
Café, manteiga e óleo de coco juntos pela boa forma
2 de junho de 2017
Mostrar Todos

Comece o dia com um café da manhã saudável

Se você acaba abrindo mão do desjejum por culpa da correria, pela falta de apetite ou simplesmente para dormir alguns minutinhos a mais, saiba que – sem sombra de dúvidas – essa é a refeição mais importante do dia e você deve, sim, arrumar um tempinho para sentar-se à mesa pela manhã

 

O desjejum é tão ou mais importante que qualquer refeição isto porque ajuda a repor as energias gastas durante a noite e abastece o corpo para começar o dia com mais disposição. Segundo a equipe de nutricionistas do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa é importante que ele tenha fontes de proteínas, carboidratos complexos (ricos em fibras), gorduras saudáveis, vitaminas, minerais.Confira algumas alternativas para começar o dia mais saudável, sem comprometer a dieta.

Omelete
Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade para agregar proteína e legumes. Para quem gosta, deve-se usar bastante cebola (alimento que tem bastante fibra e que dá muita saciedade). Outra forma de aumentar a saciedade é unindo a abobrinha ralada.

Tapioca
Contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. Além disso, é uma opção sem glúten, para aqueles que necessitam esta alternativa. Pode também ser agregado mais alguma semente na massa da tapioca para potencializar seu benefício, como a chia por exemplo. Como recheio, pode ser usado o tofu, legumes, queijos e carnes magras leves, ou ainda, nas versões doces com frutas como coco in natura, banana, morangos, adicionados à pasta de cereais natural e canela (que é termogênica).

Panquecas
Integrais recheada com queijos magros ou peito de peru são bastante interessante do ponto de vista nutricional, assim como as panquecas de batata doce ou de inhame, que não levam nenhum tipo de farinha e podem ser recheadas com pasta de oleaginosas (como tahime, amendoim, nozes) ou cogumelos. Essas panquecas podem ser feitas com ou sem ovos, dependendo das necessidades individuais.

Cereais
Os integrais são ricos em fibras e antioxidantes, dão sensação de saciedade e, quando misturados no leite ou em iogurtes de vaca, búfala, cabra, ovelha ou ainda de vegetais (que podem ser feito em casa) como arroz, amêndoas entre outras.

Veja abaixo duas receitas deliciosas para você se deliciar no café da manhã:
Panqueca De Damasco Em Calda De Chocolate Amargo
Ingredientes para massa:
1 ovo caipira
250 ml de água filtrada
200 g de farinha de arroz integral
1 colher de sopa rasa de açúcar mascavo
1 colher de chá de óleo vegetal para untar a frigideira
1 pitada de canela em pó (se desejar)

Ingredientes para o recheio:
1 xícara de damasco picado
1 xícara de chá de água filtrada (ou mais, se necessário)
3 unidades de cravo da índia

Ingredientes para calda:
200g de chocolate amargo sem lactose
100 ml de leite de soja (se necessário)

Modo de Preparo
Para a panqueca, bata todos os ingredientes no liquidificador exceto a farinha de arroz que deve ser colocada aos poucos. Bata e observe o ponto da massa, que deverá ficar liquida, mas ao mesmo tempo cremosa. Unte uma frigideira com o óleo vegetal, coloque uma concha da massa, deixe dourar de um lado, depois do outro e reserve.
Para o recheio, pique o damasco em pedaços pequenos, coloque o cravo e a água suficiente para cobrir. Leve ao fogo e cozinhe até que o damasco esteja macio, aproximadamente 15 minutos.
Para a calda, coloque o chocolate para derreter em banho maria, se necessário, coloque um pouco de leite de soja para a calda ficar mais fluida.
Recheie as panquecas com o damasco, cubra com a calda de chocolate e decore com morangos frescos.

Rendimento: 14 massas de crepe com 12 cm de diâmetro

Crepe De Maçã Com Calda De Morangos
Ingredientes do crepe
100g de farinha de arroz integral
50g de farinha de trigo integral
2 claras de ovo
1 xícara de leite desnatado
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
1 pitada de sal

Ingredientes do recheio
4 maçãs com casca raladas
3 colheres de sobremesa de açúcar mascavo
¼ copo de suco de laranja
Canela em pó a gosto

Ingredientes da calda
2 xícaras de morangos picados
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa de amido de milho

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes do crepe no liquidificador, coloque uma concha pequena de massa em uma frigideira anti-aderente e asse dos dois lados. Faça os crepes um a um. Reserve. Cozinhe as maçãs raladas em fogo baixo junto com o açúcar, a canela e o suco de laranja, por aproximadamente 20 minutos. Para fazer a calda de morangos, cozinhe os morangos e o açúcar em fogo baixo (o próprio morango vai soltar água, não é necessário acrescentar) por aproximadamente 10 minutos. Bata no liquidificador e coe. Volte ao fogo, acrescente o amido de milho diluído em um pouco de água e misture até ferver. Recheie os crepes, dobre em formato envelope e cubra com a calda. Pode ser servido quente ou frio.

Rendimento: 8 crepes pequenos