Tratamentos estéticos para você se livrar das olheiras de uma vez por todas
3 de março de 2017
Pesquisa comprova que os brasileiros estão aplicando menos protetor solar com o passar dos anos
6 de março de 2017
Mostrar Todos

Banana: descubra os benefícios dessa fruta e aprenda a fazer biomassa de banana verde

Uma das frutas mais consumidas entre os brasileiros, a banana, além de nutritiva e prática para o consumo, é rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo, vitaminas do complexo B e tem boa quantidade do aminoácido triptofano, fundamental para as funções cerebrais

 

Conhecida por evitar câimbras, a banana também é indicada no combate a depressão e baixo humor, porque auxilia no aumento da produção da serotonina, um neurotransmissor responsável pelo bem estar e prazer. Segundo a nutricionista Sueleen Rodrigues, do Hospital Nossa Senhora das Graças (SP), o ideal é consumí-la logo no café da manhã – pura ou misturada com chia ou linhaça batidos com leite.

Quando verde, essa fruta possui uma maior concentração de amido resistente, considerado um carboidrato de baixo índice glicêmico, que atua positivamente na liberação de glicose sanguínea, sem gerar picos, e que mantém os níveis glicêmicos mais controlados através de uma menor liberação de insulina. “Esse controle beneficia praticantes de atividades físicas e os diabéticos. Mas a banana tem que estar ainda verde, pois quando madura o amido se transforma em frutose e não apresenta o mesmo benefício”, esclarece.

É possível também apreciá-la como farinha ou como biomassa, quando a banana estiver cozida. “Em ambas as formas existe o benefício para o emagrecimento e para o humor. Como biomassa pode ser substituto em preparações que usem o creme de leite, já como farinha pode ser adicionada em vitaminas, sucos e iogurtes, deixando-os mais nutritivos”, diz. Outro ponto forte da banana é que, por possuir amido, promove aumento da saciedade, reequilibra a microbiota intestinal, auxilia na manutenção da integridade da mucosa intestinal e na redução de sua produção de colesterol pelo fígado.

Como fazer a biomassa de banana verde
Retire as bananas do cacho com cuidado, preservando os talos, higienize-as com água e sabão. Coloque no fogo uma panela de pressão com água até a metade e deixe ferver, depois coloque as bananas higienizadas na água quente da panela de pressão para que levem choque térmico. Tampe e deixe em fogo alto até começar a chiar. Quando começar a apitar, abaixe o fogo, deixe na pressão por oito minutos, desligue e espere a pressão sair normalmente, sem forçar. Abra a panela e com a ajuda de um pegador, retire as bananas, vá retirando as polpas coloque-as em um liquidificador ou processador e bata com um pouco de água se necessário (nesse caso, não utilize a água do cozimento das bananas para bater, utilize água nova). Bata a polpa ainda quente até formar uma pasta bem espessa, a biomassa.