Entre nesse HIIT
23 de agosto de 2016
Frango com cara nova
29 de agosto de 2016
Mostrar Todos

Apague o cigarro!

Você certamente está cansada de saber que o tabaco faz mal para a saúde, mas você sabia que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente mais de cinco milhões de pessoas, incluindo os fumantes passivos, morrem por causa do tabagismo?

Por Malu Bonetto

Os dados são tão alarmantes que o combate ao fumo recebeu um dia só dele: 29 de agosto. O objetivo é reforçar ações de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além das mais de cinco milhões de pessoas que morrem por causa do tabagismo ao ano, 30% das mortes são por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, e 25% das mortes por derrame cerebral são decorrentes do uso prolongado da nicotina.
Os males não param por aí…o tabagismo pode causar várias lesões bucais que podem evoluir para o câncer bucal, problemas periodontais e manchamento dos dentes devido a inalação dos ingredientes da fumaça do cigarro, isso sem mencionar, claro, o mau hálito. Em casos mais avançados há perdas dentárias, já que as substâncias são extremamente irritantes para as mucosas da boca, e até o desenvolvimento de câncer oral, pois deixa a gengiva mais suscetível a bactérias que caem na corrente sanguínea e causam problemas no coração.
Também não podemos ignorar os danos ambientais causados por ele já que o uso de tabaco polui o ar das cidades, sendo que os níveis de contaminantes liberados na fumaça são mais elevados do que aqueles inalados pelo fumante. As informações são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que afirma ainda que, na queima do tabaco, apenas parte da fumaça produzida é inalada pelo fumante. Cerca de 2/3 desses gases são lançados no ambiente, sendo nomeados Fumaça Ambiental do Tabaco (FAT) ou Poluição Tabagística Ambiental (PTA) (em inglês: Environmental Tobacco Smoke – ETS ou Second-hand tobacco smoke).