Rocambole sem glúten
13 de outubro de 2016
Sorriso implantado no rosto
20 de outubro de 2016
Mostrar Todos

Amigos da saúde

Confira alguns alimentos que podem (e devem!) ser incluídos no cardápio para garantir uma dieta mais rica em nutrientes e proteínas

Por Malu Bonetto

Nozes: possuem vitamina E, que contribui no combate ao estresse, e fitoesteróis, que são substâncias antioxidantes. Além disso, os fitoesteróis impedem que boa parte da gordura seja absorvida pelo organismo, por isso, protege o corpo de doenças cardiovasculares. O magnésio, também presente nas nozes, auxilia na prevenção de diabetes tipo dois, hipertensão e síndrome metabólica.
Nectarina: rica em sais minerais como cálcio, potássio e fósforo e, vitamina A, C e complexo B essa fruta ajuda a melhorar o mecanismo de defesa do organismo. Segundo a nutricionista Larissa Santana, do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, a nectarina age contra a obesidade e previne o câncer.
Uva Thompson: fonte de carboidrato, importante para o fornecimento de energia para o organismo, é fonte de vitamina C, do complexo B, ferro, cálcio e potássio. A dica é escolher as uvas roxas, pois possuem resveratrol, que protege o coração das doenças cardiovasculares.
Alcachofra: contém potássio, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, silício, vitaminas A, B e C, e propriedades antioxidantes. “A alcachofra auxilia no controle do colesterol e na redução da inflamação do organismo, além disso, também possui função diurética”, conta Larissa.
Pepino japonês: ideal para quem deseja consumir alimentos menos calóricos já que possui baixo teor de gorduras e é bastante nutritivo. De acordo com a nutricionista do Kurotel, o pepino possui ação anti-inflamatória, antioxidante, laxativa, anticancerígena e, auxilia na função intestinal, no emagrecimento e no controle da pressão arterial.
Tomate caqui: rico em vitamina A, C, complexo B, potássio e cromo, o tomate é a fonte mais rica em licopeno, poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento, modula o sistema imunológico e reduz o risco para vários tipos de câncer.
Golden Berry: fonte de vitamina A, C, ferro, fibras, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B e fibras. A fruta auxilia no controle do estresse, cansaço e fadiga, além de melhorar a disposição e energia. Outro exemplo é o maxixe, hortaliças ricas em zinco e minerais, importantes para o bom funcionamento de todos os tecidos do corpo. “O maxixe auxilia na cicatrização da pele, fortalece o sistema imunológico e controla o colesterol”, afirma a nutricionista.