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Alivie sintomas do estresse e da ansiedade com simples mudanças no cardápio

Cada vez mais temos notado o aumento de pessoas estressadas e com altos níveis de ansiedade. A boa notícia é que, segundo a nutricionista Aline Quissak, da Nutrisecrets, existem alguns alimentos que, quando consumidos da maneira correta, conseguem amenizar esses problemas

Ovo: rico em enxofre e vitaminas do complexo B que são esgotadas no nosso corpo durante os momentos de estresse e ansiedade, conta também com proteínas responsáveis para diminuir a compulsão por doces, a ansiedade e a vontade exagerada de petiscar/beliscar. O ovo é um alimento rico em 95% dos nutrientes da necessidade do ser humano, por isso é tão importante nesses momentos, já que nossa alimentação quase nunca é saudável quando esses sinais estão presentes.
Sugestão de consumo: 2 ovos por dia

Açafrão da Terra ou cúrcuma: fonte de Curcumina, ferro, manganês, potássio e vitamina B6, é um anti-inflamatório natural poderoso e, como consideramos o estresse uma inflamação, esse tempero se torna indispensável. A curcumina que é o composto ativo da cúrcuma é de difícil absorção no corpo humano, mas se adicionada à pimenta do reino preta aumenta em até 80x a absorção desse fotoquímico (composto com propriedades terap&ec irc;uticas).
Sugestão de consumo: 1 colher de sopa por dia distribuída nas refeições, sempre combinada com 1/3 de colher de sopa de pimenta do reino. Pode já fazer um potinho e deixar pronto em casa com essa proporção 3:1 cúrcuma para pimenta do reino.

Brócolis: além de ser ótimo na prevenção do câncer de intestino, de próstata e de mama, por ter Cálcio, vitamina K, Potássio, vitamina C, sulfurafano (antioxidante) e Indol 3 Carbinol é importante para o controle do estresse, uma vez que auxilia na regulação da pressão sanguínea (pessoas com nível alto de estresse sempre tem a pressão alterada), além de suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam no relaxamento dos músculos do coração.
Sugestão de consumo: 1 xícara de brócolis cozido no vapor três vezes na semana.

Semente de Abóbora: o triptofano auxilia na diminuição da ansiedade e na modulação do sono, promovendo um relaxamento. Já o magnésio potencializa o relaxamento, além de atuar nas enzimas do corpo contribuindo para gerar a sensação de tranquilidade. Por também conter ferro e as proteínas, as sementes aumentam a disposição e a energia para o dia a dia.
Sugestão de consumo: 2 colheres de sopa por dia (torrada e sem casca).

Coco seco: tendo o TCM, como uma de suas gorduras, é responsável por diminuir a ansiedade por meio do controle hormonal, já o potássio e o magnésio fazem a comunicação entre os neurônios responsáveis pelo pensamento e os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos; dessa forma melhoram a agilidade nas atividades, diminuindo a fadiga e o cansaço crônicos.
Sugestão de consumo: 20 g de coco seco antes de dormir.

Chocolate 70% cacau: os flavonoides do cacau são importantes para a proteção da saúde do coração e a prevenção de câncer neurológico, mama e leucemia. O cacau pode contribuir para diminuir o hormônio do estresse (Cortisol), principalmente das 16h às 18h, horário de pico do hormônio. Além disso, ele aumenta a rapidez de comunicação dos neurônios, permitindo mais foco e concentração, sintomas que são diminuídos nas pessoas com estresse e ansiedade.
Sugestão de consumo: 10 g por dia entre das 16 h às 18 h.

Abacate: a gordura do bem presente nesse fruto, junto com seu poder antioxidante é responsável por promover a saúde do coração. Isso é importante pois o estresse em alto grau prejudica a funcionalidade do coração e do sistema cardiovascular, promovendo uma falta de regulação nos batimentos/aceleração. Além disso, o abacate diminui a produção de Cortisol (hormônio do estresse).
Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa rasas antes de dormir.

Salmão: devido a união e sinergia do Ômega 3, Vitamina D e Selênio, o salmão promove uma diminuição do estresse já que esses compostos são importantes para a produção de hormônios anti-inflamatórios e desintoxicação, auxiliando na eliminação de toxinas e na desinflamação do organismo. A união entre o Ômega 3 e a Vitamina B12 produz uma camada protetora no cérebro permitindo uma diminuição da irritabilidade.
Sugestão de consumo: 150 g de filé assado ou grelhado no mínimo uma vez por semana sendo o ideal três vezes.

Iogurte Natural: o triptofano é o ingrediente para formar o hormônio do prazer e bem-estar. O cromo, diminui a vontade de comer doces, muito presente em pessoas estressadas e ansiosas, já o fósforo auxilia na produção de energia pelas células, aumentando a disposição e diminuindo o cansaço. Os pró-bióticos são bactérias do bem que ajudam o intestino a absorver melhor os nutrientes da alimentação, melhoram a imunidade e auxiliam na produção do hormônio do bem-estar e da felicidade – a serotonina.
Sugestão de consumo: 1 potinho de 150 g durante a manhã ou antes de dormir.

Aveia: devido ao teor de fibra, a aveia diminui a concentração de açúcar no sangue, dessa forma por diminuir também o hormônio insulina. Ela sinaliza ao corpo para minimizar a produção do hormônio do estresse (Cortisol). Além de ser rica em vitaminas do complexo B, promove uma proteção contra o dano causado nos neurônios. Durante momentos emocionais conturbados, o corpo usa nosso estoque de zinco, e a aveia é uma ótima fonte. Seu carboidrato complexo promove energia de prazer ao cérebro, diminuindo a ansiedade.
Sugestão de consumo: 3 colheres de sopa por dia durante a tarde de preferência ou no café da manhã.