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Abuse e use do abacaxi

Saboroso e bastante apreciado pelos brasileiros, o abacaxi oferece inúmeros benefícios para a nossa saúde. Confira a seguir quais são eles e inclua essa fruta, de vez, na sua alimentação

 

Por Malu Bonetto

Muito apreciado em forma de suco, em sobremesas ou in natura, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Mas além do sabor refrescante, ele possui nutrientes importantes para o organismo, por isso é uma ótima opção para compor o cardápio em qualquer época do ano. A nutricionista Flavia Salvitti, do hospital San Paolo (SP), lista alguns benefícios e curiosidades sobre essa fruta:

Possui vitaminas e minerais: rico em vitamina C, água (quase 90%) e fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Ele também oferece ao organismo o complexo B, potássio e alguns estudos indicam ainda a presença de cálcio.

Ajuda na digestão: podemos dizer que ele facilita a digestão de proteínas mesmo porque a acidez da fruta, somada à acidez do estômago, aumenta a capacidade de digerir esse tipo de alimento.

Tem baixo teor calórico: o abacaxi tem baixo valor calórico, uma fatia grande contém em média 40 calorias. Recomenda-se consumir até cinco porções de fruta ao dia, mas o ideal é equilibrar a quantidade de abacaxi com outros alimentos, como banana, laranja e maçã.

Atenção ao armazenamento: enquanto o abacaxi estiver com casca, deve ser mantido em local fresco e arejado. Depois de cortado, recomenda-se consumir na primeira hora para aproveitar as propriedades nutricionais. Caso não seja possível, guarde a fruta na geladeira e consuma em até 24 horas.

Quem não deve consumir: o abacaxi não é indicado para quem sofre de gastrite, refluxo gastresofágico, úlcera e ferimentos na boca, pois a acidez da fruta causa grande desconforto.

Dica de consumo: grelhe o abacaxi com um pouco de canela e mel e, assim, terá uma sobremesa deliciosa e de baixa caloria”.