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Reforce o seu sistema imunológico

Por Andressa D’Amato

Com o frio se aproximando, gripe e viroses se tornam mais presentes no nosso dia a dia. Mas, graças a alguns alimentos, essas doenças típicas do inverno podem ser evitadas. Para prevenir esses problemas é fundamental uma alimentação saudável, com a ingestão de nutrientes que aumentem a resposta imunológica do organismo e, é claro, evitar ao máximo alimentos prejudiciais, como aqueles que contêm excesso de sódio.

De acordo com a nutricionista e consultora da Hero Nutritionals (SP), Alessandra Luglio, o consumo exagerado de sódio pode causar prejuízos à imunidade por conta da desidratação causada por ele no organismo, que afeta a produção de anticorpos. “A ingestão descontrolada desses compostos, bem como o consumo de alimentos alergênicos, corantes e conservantes, diminui a capacidade de atuação do sistema imune”, afirma.

Vale ressaltar que nossas células necessitam de nutrientes para que funcionem corretamente. Logo, quando há deficiência nutricional, o risco de adquirir doenças é muito maior. Por isso, a ingestão de certos alimentos é essencial como, por exemplo, as vitaminas C, D e E, o selênio, zinco, probióticos, aminoácidos e ômega-3, que formam o time de nutrientes que fortalecem as defesas do organismo. Confira a seleção de alimentos feita pela nutricionista e blinde o seu corpo contra vírus e bactérias:

Gema do ovo: rica em vitamina D, ajuda a regular o sistema imune. Estudos indicam que a sua deficiência pode contribuir com infecções respiratórias mais frequentes, principalmente no inverno, quando a incidência dos raios solares – que sintetizam o precursor da vitamina D na pele – é menor.

Semente de abóbora, arroz integral e ostras: possuem zinco. As células do sistema imune têm enzimas que precisam do zinco para funcionar, por isso sua deficiência pode resultar na queda da função imunológica.

Shitake: possui uma substância chamada lentinana que aumenta a produção das células de defesa do organismo. Tem também fibras, que ajudam a saciar a fome.

Iogurte: a presença de lactobacilos vivos pode estimular a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico.

Castanha-do-Pará: rica em selênio, potencializa o sistema imunológico por conta dos linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos no organismo.

Óleo de coco: tem ácido láurico que estimula o equilíbrio imunológico. Ajuda a combater bactérias, fungos e vírus e, consequentemente, diminuir infecções.

Cereais: ricos em vitamina B6, estudos mostram que a deficiência dessa vitamina compromete a produção de anticorpos.

Serviço
www.heronutritionals.com.br