Promoção óleo de argan da Bioderm
23 de julho de 2012
Cirurgia no queixo
24 de julho de 2012
Mostrar Todos

Exame preventivo diminui casos de câncer de colo de útero

Papanicolau transformou o quadro da doença em 10 anos

A realização de exames periódicos é uma maneira simples e eficiente de se evitar inúmeras doenças. Com o câncer de colo de útero, também chamado de cervical, a importância de um controle assíduo é ainda maior, já que podem se passar anos até que a doença se manifeste, mesmo com a pessoa já infectada. Com o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, é possível perceber se as células que podem desencadear o câncer estão alteradas ou não. O sucesso do preventivo fica por conta do fato de que o exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

Com o Papanicolaou, o número de vítimas da doença vem diminuindo bastante. Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva (o estágio mais agressivo da doença). Atualmente, 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ.

Anualmente o câncer de colo de útero faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos diagnósticos. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.