Dentes brancos? É pra já!
28 de outubro de 2009
Intestino preso? Tô fora!
1 de janeiro de 2010
Mostrar Todos

As boas novas para a beleza

Durante o 68º encontro anual da academia americana de dermatologia, que ocorreu no início de março, em Miami (EUA ), experts se reuniram para debater e conhecer as novidades da área da estética. Acompanhe aqui quais as novas técnicas que virão nos deixar mais bonitas (e fique esperta: algumas já chegaram no Brasil!!!)

Por Carmen Cagnoni

PROCEDIMENTOS PARA UM ROSTO + JOVEM
Laser Ablative Fractional Resurfacing AFR
Indicação: cicatrizes na face.
Ação: “O laser ‘estica’ a pele melhorando muito o aspecto das marcas faciais decorrentes de trauma ou cirurgias. Após seis meses do tratamento, pacientes com cicatrizes atróficas mostraram uma melhora marcante na textura, pigmentação e aparência global da pele”, enumera a dermatologista Patrícia Rittes (SP).
Diferencial: eficiência e segurança na remoção de cicatrizes.
Número de sessões: depende de cada caso. Mas, geralmente, são realizadas de três a quatro aplicações.
Quando chega ao Brasil: já está disponível.

N Acetil Glucosamina

Indicação: manchas na pele.
Ação: antes utilizado como expectorante e fluidificante do aparelho respiratório, agora age como despigmentante e clareador tópico para combater manchas provocadas por sol, idade e gravidez. Deve ser utilizado em casa, com aplicação diária.
Diferencial: não irrita a pele.
Número de sessões: o tempo de uso depende de cada caso.
Quando chega ao Brasil: no segundo semestre.

Fraxel Dual
Indicação: com a ponteira de laser de Erbium Glass (1550 nm), obtém-se rejuvenescimento facial profundo e eliminação de cicatrizes de acne. Com a ponteira de laser de Thulium, 1927 nm, promove-se rejuvenescimento superficial e tratamento de manchas e vasinhos.
Ação: melhora não só a textura da pele, como também promove o estímulo de colágeno e clareia manchas e vasinhos. O laser é aplicado após limpeza da pele. Na face, a sessão dura cerca de 30 minutos.
Diferencial: a novidade é a ponteira de laser de Thulium, pois não existe outra igual. Também não há nenhum outro aparelho que trate três problemas ao mesmo tempo. Outro benefício do Fraxel Dual é que ele pode ser aplicado em qualquer área corporal, ao contrário dos outros, que são muito agressivos e retardam a recuperação, bem como podem deixar cicatrizes.
Número de sessões: de três a cinco, com intervalo de três a quatro semanas entre cada uma.
Quando chega ao Brasil: maio.

Emervel
Indicação: esse ácido hialurônico, desenvolvido pela empresa Galderma, é recomendado para preencher sulcos, rugas profundas e superficiais, lábios e outras áreas do rosto.
Ação: o resultado dura de seis a dez meses, dependendo da área tratada. A aplicação é feita por meio de seringa com uso de anestésico e gelo para diminuir a sensibilidade local.
Diferencial: está disponível em frascos com quantidades variadas e também tem densidades diferentes. Assim, é possível ao médico escolher o melhor produto de acordo com o paciente.
Número de sessões: uma sessão.
Quando chega ao Brasil: no segundo semestre.

Vital Light
Indicação: hidratação colo, pescoço e face.
Ação: o ácido hialurônico é aplicado superficialmente, proporcionando mais turgor e viço à pele. Utiliza-se gelo antes e depois da aplicação, feita por meio de injeção, para diminuir o incômodo.
Diferencial: a molécula do ácido hialurônico utilizada no Vital Light é tão pequena e pura que permite uma aplicação ultrassuperficial, levando água à superfície da pele.
Número de sessões: de duas a quatro, com intervalo de 30 dias entre cada uma delas.
Quando chega ao Brasil: junho.

Restylane com Lidocaína
Indicação: rugas, sulcos profundos, sulcos superficiais e preenchimento labial.
Ação: dura de oito a dez meses. É aplicado por meio de seringa, com uso de gelo antes e depois do procedimento.
Diferencial: possui lidocaína em sua fórmula, o que diminui muito o incômodo durante a aplicação. Tem partículas de ácido hialurônico, que proporciona mais volume que os outros.
Número de sessões: apenas uma.
Quando chega ao Brasil: junho.

Pixel Rf
Indicação: imperfeições da pele, como cicatrizes de qualquer natureza, rugas, sequelas de acne ou apenas para revigorar a superfície, assim como a textura cutânea.
Ação: por meio de radiofrequência fracionada faz a remodelação do colágeno, recuperando o tecido cutâneo.
Diferencial: “Os resultados são tão bons quanto os proporcionados pelo laser de CO2 fracionado. A vantagem do Pixel é que exige um período de recuperação menor e menos doloroso”, esclarece a dermatologista Christiane Gonzaga (RJ).
Número de sessões: depende de cada caso. Imperfeições mais profundas na pele necessitam de, em média, cinco sessões, com intervalos que variam de 30 a 60 dias.
Quando chega ao Brasil: disponível a partir de abril.

TÉCNICAS PARA UM CORPO DE ARRASAR
Venus Freeze
Indicação: flacidez, celulite e redesenho do contorno corporal.
Ação: associa um pulso magnético com radiofreqüência bipolar proporcionando um aquecimento uniforme da área tratada, sem risco de queimaduras. Também se faz necessário o uso de um gel ou óleo mineral antes da passagem do aparelho.
Diferencial: “Ele estimula a lipólise (queima de gordura) e a angiogenese (crescimento de vasos sanguíneos no tecido), melhorando o suprimento de oxigênio para as células. Também aumenta a produção de colágeno e, por isso, deixa a pele mais firme”, esclarece o dermatologista Paulo Barbosa.
Número de sessões: de seis a oito sessões, conforme o caso, sendo realizada apenas uma por semana.
Quando chega ao Brasil: cerca de seis meses.

Zeltiq
Indicação: gordura localizada. “É para pessoas magras que já fizeram de tudo para perder uma gordurinha aqui e ali, e não conseguiram com dieta”, diz a dermatologista Daniela Nunes, diretora médica da Slim Clinique (RJ).
Ação: sua tecnologia é capaz de destruir a gordura por meio do frio. O aparelho faz um resfriamento profundo de até 4ºC, mas preserva a superfície da pele. “Após demarcarmos a área que será tratada (ela deve ter 10 cm x 12 cm), prendemos o aparelho no local, e ele promoverá um leve vácuo na pele. A sessão dura cerca de uma hora. Como não é preciso movimentar o equipamento, a paciente pode ficar deitada ou sentada lendo um livro ou usando o computador”, explica a Dra. Daniela Nunes.
Diferencial: “Não há nenhum aparelho disponível que trabalhe por meio de criolipólise. Para os outros, que agem na diminuição de gordura, a diferença é que o Zeltiq promove uma perda progressiva de medidas e o que é eliminado não retorna, mesmo que a pessoa engorde até 3 kg”, afirma a médica.
Número de sessões: duas a quatro, respeitando-se o intervalo de 90 dias entre cada uma delas.
Quando chega ao Brasil: julho deste ano.

Soprano Next Generation
Indicação: depilação.
Ação: o laser destrói o bulbo dos pelos. Após higienização da área é feita a depilação dos pelos com lâmina. Depois, é aplicado um gel e o aparelho é passado várias vezes sobre o local.
Diferencial: permite o tratamento em pessoas morenas e bronzeadas, com segurança, sem risco de queimadura. Com o dobro de potência do modelo anterior, sua ação é mais rápida.
Número de sessões: de quatro a seis, com intervalo de 30 a 40 dias entre a aplicação de cada uma delas.
Quando chega ao Brasil: está disponível desde abril.

Thermage com Nova Ponteira Cpt
Indicação: flacidez corporal.
Ação: estimular o colágeno. Para isso, aplica-se um gel específico na área a ser tratada. Depois, passa-se o aparelho, que emite disparos pontuais. O tempo do procedimento depende da área. Nos olhos, demora cerca de 30 minutos. No rosto inteiro, cerca de 50 minutos.
Diferencial: a nova ponteira faz a liberação da radiofreqüência de uma maneira pulsada, o que diminui o incômodo durante a aplicação. Dessa forma, é possível aumentar a potência, o que melhora significativamente o resultado. O Thermage é um aparelho gold standart para o tratamento da flacidez. A intensidade e a profundidade que ele atinge são os grandes diferenciais quando comparado a outros equipamentos de radiofrequência.
Número de sessões: única. Pode ser repetida uma vez por ano ou a cada 2 anos, de acordo com o grau de flacidez.
Quando chega ao Brasil: disponível desde abril.

Slimlipo
Indicação: celulite e redução de medidas.
Ação: liquefaz a gordura e estimula o colágeno. Antigamente, o procedimento era feito em uma única sessão, com a entrada do laser para quebrar a gordura e da cânula para aspirá-la. Agora, a indicação é de duas a quatro sessões realizadas apenas com o laser, sem a necessidade de aspiração de gordura com cânula. Dessa forma, o procedimento é mais rápido e pode ser feito em várias áreas numa mesma sessão. O pós também será muito mais cômodo.
Diferencial: é o único com dois comprimentos de ondas diferentes para trabalhar cada um dos objetivos.
Número de sessões: de duas a quatro, com intervalo de no mínimo um mês entre cada uma delas.
Quando chega ao Brasil: já está disponível.

Fraxel Repair Light
Indicação: estrias e cicatriz de acne.
Ação: estimulação de colágeno por meio de laser, que é passado várias vezes sobre a região a ser tratada.
Diferencial: o laser de CO2 fracionado é o mais eficaz sistema de rejuvenescimento cutâneo. A novidade é a forma de aplicação: em vez de utilizar a mais alta potência do equipamento, em uma única sessão, o médico utiliza potências mais baixas, em duas a três sessões, com resultados idênticos. Assim, o pós é bem menos incômodo: a pele fica apenas com um eritema suave durante três dias, porém sem casquinhas, e pode receber maquiagem.
Sessões necessárias: duas a três, com intervalo de 30 a 40 dias entre cada uma.
Quando chega ao Brasil: já está disponível.

Accent Ultra
Indicação: definição de contorno corporal e amenização de flacidez, celulite e gordura localizada.
Ação: utiliza a tecnologia de radiofrequência para reduzir medidas e aumentar a firmeza da pele, combatendo a flacidez quando associada à gordura localizada. O tratamento demora, em média, 20 minutos por área. A sessão começa com a aplicação do ultrassom, que serve para mobilizar a gordura e romper a membrana das células gordurosas. Depois, é utilizada a ponteira da radiofrequencia/ultrassom (ao mesmo tempo em que a radiofrequência é aplicada, a massagem também é realizada). A radiofrequência remodela o colágeno, evitando a fl acidez e mobiliza o tecido gorduroso. Já a massagem tem o objetivo de drenar líquidos do organismo, eliminando o inchaço.
Diferencial: “Este equipamento se diferencia do Accent XL, pois possui duas tecnologias a mais do que o equipamento anterior. Além da radiofrequência, contém ainda o ultrassom e a drenagem linfática com massagem. Esta associação de tecnologias
otimiza o tratamento, oferecendo melhores resultados”, defende a dermatologista Christiane Gonzaga (RJ).
Número de sessões: depende de cada caso, mas gira em torno de 12 sessões, sendo realizada apenas uma a cada semana.
Quando chega ao Brasil: disponível em algumas clínicas.

Smart Lipo triplex
Indicação: gordura localizada. Pode tratar pequenas áreas, como, por exemplo, papada e braço, ou grandes áreas, como abdômen, sem deixá-la com excesso de pele.
Ação: é um método de lipoaspiração associado ao tratamento contra fl acidez. O equipamento utiliza uma nova tecnologia, a laser- lipólise, que promove lipoaspiração ao mesmo tempo em que estimula e contrai o colágeno. O Smart Lipo Triplex é composto por três lasers com comprimentos de onda distintos, que trabalham juntos para proporcionar a lipólise e a contração e estimulação das fi bras elásticas. O procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, utilizando-se de estrutura de centro cirúrgico.
Diferencial: além de remover a gordura localizada, trata a fl acidez de pele sem a necessidade de cortes com bisturi.
Número de sessões: apenas uma.
Quando chega ao Brasil: ainda não há previsão.

Sculptra corpo
Indicação: a aplicação, antes só realizada na face, agora é proposta em áreas com fl acidez corporal, como na região anterior e interna braços, no abdômen e na região anterior e medial das coxas. “É indicado, principalmente, nas regiões em que a pele vai adquirindo um aspecto mais envelhecido, com acentuação das rugas decorrentes do ‘afi namento’ cutâneo”, explica o médico Daniel Coimbra, da Beauty Laser (RJ).
Ação: a aplicação do ácido poli-L-láctico, na camada dérmica profunda da região fl ácida, age reativando a produção de colágeno, espessando a pele e ocasionando diminuição da fl acidez e melhora do contorno corporal. Após a aplicação do produto é realizada uma massagem sobre o local para dispersão da substância. O paciente também é orientado a massagear a área tratada duas vezes ao dia por dez dias.
Diferencial: “Não há nada semelhante ao Sculptra disponível, pois ele não é um preenchedor, mas sim um produto que atua espessando a própria pele do paciente. No tratamento da fl acidez cutânea podem ser utilizados alguns aparelhos, como o Velashape e o Accent, por exemplo, porém a ação desses tratamentos muitas vezes não é sufi ciente para tratar a fl acidez existente, sendo a produção de colágeno menor quando comparados ao Sculptra”, defende o Dr. Coimbra.
Número de sessões: depende da área a ser tratada e da qualidade da pele. Normalmente, são necessárias duas a três sessões, com intervalo de 30 a 40 dias entre elas. Os resultados aparecem três semanas após a primeira aplicação e duram aproximadamente dois anos.
Quando chega ao Brasil: o produto já estava disponível no País, mas era aplicado apenas na face.