barriga
Barriga chapada em 5 passos
2 de agosto de 2016
Chocolate sem culpa
4 de agosto de 2016
Mostrar Todos

Lipoaspiração X Lipoasescultura

lipo

Apesar de bem parecidas, essas duas técnicas de cirurgia plástica possuem indicações bem distintas. Para esclarecer suas dúvidas, conversamos com especialistas no assunto

Durante o inverno, aumenta em 50% a procura por cirurgias plásticas e duas das operações mais buscadas pelas pacientes que desejam exibir um novo visual no verão são a lipoaspiração e a lipoescultura. Mas você sabe qual a diferença entre elas?  “Lipoaspiração consiste na retirada de células gordurosas através de cânulas finas. Já a lipoescultura é a injeção, ou enxertia, dessas mesmas células em regiões do corpo menos favorecidas de gordura na pessoa em questão, como glúteos, face, lábios e panturrilhas”, explica o cirurgião plástico Sérgio Morum (DF). Vale ressaltar, no entanto, que essa cirurgias não visam o emagrecimento, mas sim uma melhora do contorno corporal da paciente.

Durante o pós-operatório dessas cirurgias é essencial seguir as recomendações do cirurgião plástico para não colocar em risco o resultado final da lipo. “É imprescindível drenagem linfática no pós-operatório, realizada por um fisioterapeuta especializado em dermatofuncional. Se a drenagem não for bem feita, a paciente poderá evoluir com fibroses, que são irregularidades na pele, e ficar estigmatizada. O cirurgião-plástico é responsável pela cirurgia e o fisioterapeuta é responsável pelo tratamento do seroma, que é o líquido que se acumula onde estava a gordura, e das possíveis fibroses”, alerta o Dr. Sérgio Morum. Ele também explica que a disciplina do paciente é fundamental para a recuperação, com o uso de uma cinta durante três meses, além da abstenção de atividades físicas. “Pacientes que não usam a cinta corretamente e que não fazem drenagem linfática com profissional qualificado correm um enorme risco de desenvolver fibroses no pós-operatório.”

Segundo o médico, tanto paciente quanto profissional devem se encher de diversos cuidados antes, durante e após a cirurgia. “O cirurgião deve estar capacitado para realizar o procedimento e sempre lembrar que lipoescultura não é cirurgia emagrecedora e sim de definição de contornos corporais. Já o paciente deve procurar um profissional experiente, fazer exames pré-operatórios, esclarecer todas as dúvidas, se informar sobre riscos e complicações.”