Cirurgia Íntima
26 de agosto de 2014
Cabelo liso, lisinho, lisão
1 de setembro de 2014
Mostrar Todos

Implante de Silicone

Mesmo sendo uma das cirurgias mais requisitados pela ala feminina, muita gente têm dúvidas sobre implante de silicone.
Seja da mais simples a mais técnica, nenhuma questão pode ser deixada para trás!  Então, leia nosso guia e elimine os dramas que assombram sua decisão de mudar o tamanho do sutiã

Por Fernanda Dragone

Silicone - Plastica & Beleza

Há riscos na cirurgia para a colocação dos implantes?

A cirurgia de colocação de implantes é um procedimento relativamente seguro, mas como qualquer outra cirurgia há riscos específicos associados sobre os quais o cirurgião tem o dever de informar o seu paciente.

 

Posso dormir de bruços após colocar silicone?

No primeiro mês após a cirurgia, recomenda-se dormir apenas de barriga para cima ou de lado, para não causar desconforto ou mesmo dor. Após esse período, não tem problema dormir de bruços.

 

Que cuidados devo ter no pós-operatório?

“Para que a recuperação seja positiva, é indicado fazer repouso na primeira semana, evitar movimentos bruscos com os braços – principalmente, não levá-los acima dos ombros -, assim como não pegar peso e não fazer exercícios físicos por pelo menos 15 dias. Outra recomendação é fazer uso do sutiã especial durante um mês, evitar o sol pelo mesmo tempo e dar início nas sessões de drenagem linfática logo na primeira semana”, aconselha o cirurgião plástico Edmar da Fontoura, da clínica Plastiké (RJ).

 

Quando posso voltar a fazer ginástica?

Exercícios pesados que envolvam os braços só são liberados após dois meses. Já os que mexem apenas com membros inferiores podem ser reiniciados depois de 15 dias, desde que a paciente seja liberada pelo médico.

 

O risco de ter câncer aumenta com os implantes?

Não há nenhuma evidência científi ca de que a prótese de silicone aumente o risco da doença.

 

Perderei a sensibilidade nos seios após a cirurgia?

“A colocação do implante não irá interferir nos nervos do mamilo ou do seio, portanto, não é para acontecer nenhum tipo de perda de sensibilidade. Porém, em algumas pessoas, que já possuem tendência a perder a sensibilidade, isso pode acontecer”, diz o cirurgião plástico Chris Willenshofer (RJ).

 

No caso de uma gravidez, o resultado da cirurgia ficará prejudicado?

É difícil prever os efeitos devido ao ganho de peso que varia de pessoa para pessoa. Por isso, quanto maior o controle de peso durante a gestação melhor.

 

Vou poder amamentar depois?

Elas não modificam ou lesam os canalículos que levam o leite até os mamilos, já que são colocadas atrás das glândulas mamárias ou atrás do músculo.

 

Qual a idade mínima para implantar silicone?

Após os 17 anos, a mama já está formada e o implante de próteses de silicone pode ser feito.

 

As próteses de silicone têm prazo de validade?

“Não é possível especificar este tempo devido a reação individual de cada corpo humano. Os implantes podem permanecer no seu corpo por dez, 15, 20 anos ou muito mais. De qualquer forma, aconselhamos que você visite seu cirurgião frequentemente, no mínimo uma vez por ano, para exames de avaliação”, diz o cirurgião plástico Ricardo Cavalcantti, da Polytech.

 

A flacidez pode ser corrigida com prótese?

Essa correção só é possível se você apresentar uma leve flacidez. Nos casos mais severos, é necessário fazer uma intervenção mais profunda aliando o implante da prótese com o tratamento para eliminar o excesso de pele.

 

Os implantes são indicados para o processo de reconstrução mamária?

Sim, existem várias técnicas cirúrgicas de reconstrução que envolve a utilização de próteses de silicone. O médico será a pessoa mais indicada para orientar quanto ao melhor procedimento a ser realizado.

Seios - Plástica & Beleza

 

A cicatriz fica aparente?

A incisão para a colocação do implante de silicone pode ser feita no sulco inframamário, na aréola ou na axila.

 

A prótese de silicone atrapalha a mamografia?

“Atualmente, com a evolução da técnica da mamografia aliada à experiência de quem realiza o exame, não há problema. Apenas saliento que o indicado é a mamografia ser feita somente seis meses depois do implante, para não ocorrer possibilidade de afetar, de algum modo, os pontos cirúrgicos internos da mama quando for realizada a compressão do aparelho”, aconselha o Dr. Edmar da Fontoura.

 

Onde a prótese de silicone é alojada?

Pode ser colocada sob ou sobre o músculo, ou seja, o implante pode ser inserido abaixo da glândula ou do músculo. A indicação de colocação da prótese na frente ou atrás do músculo peitoral varia de acordo com o tipo
de mama da paciente. Se a mulher possui pouca glândula, se põe atrás do músculo para que os implantes não fiquem muito aparentes. Quando há quantidade de glândula para cobrir satisfatoriamente o implante, coloca-se na frente do músculo.

 

A cor da pele influencia a cicatrização?

Alguns estudos indicam que existem maior chance de formação de queloides na pele negra. Entretanto, em qualquer tipo de pele pode ocorrer este distúrbio se a paciente não tomar os cuidados e não seguir totalmente as
recomendações do cirurgião.

 

Quais os tipos de próteses existentes?

Segundo a cirurgiã plástica Karina Gilio, da Silimed, há vários tipos e modelos, podendo ser redondos de perfil alto ou super alto. A decisão será feita com o resultado desejado.

 

Caso eu sofra um acidente, a prótese pode se romper?

Os implantes passam por diversos testes de segurança, respeitando sempre as exigências da Anvisa. Para haver o rompimento da prótese seria necessário um trauma muito grande, a ponto de colocar a vida da paciente em risco, como por exemplo, um acidente de carro, com impacto acima de 4 kg sobre o implante.

 

Caso o implante se rompa, há risco de o gel vazar e se espalhar pelo corpo?

Aline Hervatin, da CRM Medic, afirma que não. O gel passa por um processo que o torna coesivo, ou seja, as moléculas ficam unidas de forma que ele não escorra no caso de rompimento.

 

Tamanho da próteseComo escolher o tamanho da prótese?

“Essa escolha deve ser feita junto com o cirurgião plástico, pois o médico que irá avaliar vários aspectos como biotipo, largura do tórax, contorno desejado e projeção. Somente depois dessa avaliação é que o cirurgião irá indicar o melhor tamanho e modelo”, explica o cirurgião plástico Jorge Wagenführ Júnior, da LifeSil (PR).

 

O que é a prótese preenchida com soro?

É um tipo de implante que possui uma camada externa de silicone e, somente depois de ser inserido na mama, é preenchido com a injeção de soro. Esse tipo de prótese é mais usada para expandir tecidos e cobrir as áreas vizinhas.

 

Com qual periodicidade devo ir ao médico após o implante de silicone?

O acompanhamento é feito até a paciente receber alta. Depois desse período, a recomendação é sempre procurar um especialista quando houver dor, endurecimento das mamas ou algum trauma.

 

O que é contratura capsular?

Toda vez em que se coloca um corpo estranho no organismo, se faz uma cápsula para isolá-lo. Quando essa cápsula endurece e provoca dor, chama-se contratura capsular, ou seja, uma espécie de rejeição. Isto é, o organismo reage formando essa cápsula, ao redor do implante como forma de defesa do corpo. A contratura é qualificada em grau Baker I a IV. Nos casos I e II é possível reverter com massagens. Já os casos III e IV são mais graves porque causam dor constante ,e por isso é indicado que o implante seja substituído.

 

Qual a importância do dreno?

O dreno é um tubo cirúrgico inserido no seio para auxiliar a remoção de pus, sangue e outros fluidos, mantendo a área operada limpa, mas não necessariamente obrigatório o seu uso. Tudo vai depender do médico e de cada caso.

 

O pós-operatório é dolorido?

Assim como toda e qualquer cirurgia, o paciente deve realizar o repouso no tempo determinado pelo cirurgião. Nesse caso, é preciso evitar movimentos com os braços e sempre utilizar o sutiã recomendado. A intensidade da dor vai ser diferente em cada paciente. Com o uso dos analgésicos, a dor irá reduzir muito e após o terceiro dia já pode desaparecer.

 

Dá para detectar tumor mamário com os implantes?

“Sim, porém, é preciso avisar o médico ou o técnico da mamografia que você possui implantes para que eles usem a técnica correta para melhorar a visualização das glândulas mamárias. Outro exame bastante usado para a detecção de tumores é a ecografia mamária que permite a visualização de áreas não palpáveis”, diz o Dr. Jorge Wagenführ Júnior.