Dayane Bártoli: a linda revelação da novela Belaventura
27 de outubro de 2017
Cinco receitas caseiras à base de frutas para fios brilhantes e saudáveis
6 de novembro de 2017
Mostrar Todos

Cuidados no pós-operatório: detalhes essenciais para o bom resultado da plástica

Você finalmente fez a cirurgia plástica tão sonhada e ocorreu tudo bem na sala de operação. Ansiosa, você não vê a hora de estrear o novo visual com uma blusinha ou vestido mais decotado. Mas muita calma nessa hora! É preciso seguir alguns cuidados durante o período de recuperação para que o resultado fique o melhor possível. Quem explica mais sobre esses cuidados é o Dr. Flávio Garcia, diretor clínico da Dream Plastic (SP)

 

Faça do sutiã pós-cirúrgico seu melhor amigo
Logo após o término do procedimento, o cirurgião colocará um sutiã especial na paciente, que deve ser usado continuamente por, no mínimo, sessenta dias. Os modelos de pós-operatórios são confeccionados em materiais antialérgicos e sem armação de metal para não machucar a região operada, dar sustentação e, ainda auxiliar a modelar o formato das mamas.
O profissional também poderá indicar o uso de uma malha de compressão, que ajuda a diminuir o inchaço e contribui para um bom processo de cicatrização. Vale lembrar que, o inchaço e as manchas são comuns, mas desaparecem com o tempo e a indicação do uso das malhas varia de acordo com o organismo de cada uma.

Dê olho na cicatrização
Sabemos que as cicatrizes não desaparecem, mas com alguns cuidados elas diminuem bastante com o decorrer do tempo e, em alguns casos tornam-se quase imperceptíveis. Mas é preciso respeitar o processo de “amadurecimento” da cicatriz: no primeiro mês, ela estará mais visível e avermelhada, no segundo ocorre uma mudança de cor no aspecto da cicatriz, passando para mais escuro, mas não se assuste ela vai clareando aos poucos. Depois de um ano, a cicatriz fica mais clara e menos consistente, atingindo o seu aspecto definitivo.

Abuse (e muito!) do protetor solar
O ideal é evitar o sol no pós-operatório, mas como é praticamente impossível fugir dos raios ultravioletas por completo, abuse do protetor solar – sempre! Porém, inicie o uso somente sob orientação médica. Afinal de contas, qualquer cosmético – por mais suave que seja – pode conter agentes irritantes e ocasionar alguma reação alérgica, se utilizados antes do prazo mínimo de cicatrização. E lembre-se: o sol pode causar inchaço e aparecimento de manchas irreversíveis na região, além de prejudicar a cicatriz, vale à pena aguardar pelo menos seis meses para colocar o biquíni!

Curta você mesma
Aproveite que você terá que ficar em repouso por 30 dias e coloque a leitura em dia, aproveite para ver sua série predileta, marque um encontro com as amigas, mas lembre-se nada de atividades que exijam esforço.

Atenção na hora de dormir
Na maioria das cirurgias, durante os 45 primeiros dias é recomendado dormir de barriga para cima. Mas se você é daquelas que não consegue dormir desse jeito, utilize um travesseiro ou almofada grande embaixo dos joelhos para alinhar a coluna vertebral e evitar as dores nas costas causadas pelo excesso de tempo deitado na mesma posição.

Abandone o cigarro
Sabemos que é uma atitude muito difícil, mas é extremamente necessária porque além dos danos pulmonares, a nicotina prejudica cicatrização, oxigenação dos tecidos e circulação sangüínea nas áreas operadas. Isso sem falar que a tosse do fumante pode provocar rompimento dos pontos, dor, necrose e sofrimento dos tecidos por trombose.

Saiba mais em: https://www.plasticadosonho.com.br/blog/protese-de-mama/