Juliana Kelling: os segredos de beleza da atriz de A Terra Prometida
2 de Janeiro de 2017
4 receitas naturais para renovar sua pele depois de uma temporada na praia
10 de Janeiro de 2017
Mostrar Todos

6 dicas para cuidar da sua cicatriz de plástica da maneira certa durante o verão

Pode parecer que não, mas o verão também é uma época favorável para a realização de cirurgias plásticas. Porém, é necessário um cuidado especial com a cicatrização. A exposição direta ao sol deve ser evitada, de acordo com as instruções do médico. A cirurgiã plástica Bianca Ohana, ensina qual a maneira certa de cuidar dessas marcas durante a temporada de sol

 

1-PROTEJA A CICATRIZ AGUDA
É importante proteger a cicatriz de infecções e/ou irritações no pós-operatório imediato. Esse tipo de problema torna o processo de cicatrização mais lento e aumenta as chances de inflamações. O ideal é manter a área da cirurgia sempre limpa e seguir as recomendações do seu médico. Em alguns casos recomenda-se o uso de creme ou pomada com antibiótico, álcool ou mertiolate, ou até mesmo curativos oclusivos que isolam a área por um determinado tempo. Nessa primeira fase, é importante não se expor ao sol.

2-USE SEMPRE O FILTRO SOLAR
Quando a cicatriz já está madura, o protetor solar é um produto indispensável para manter a pele saudável, para uma boa cicatriz e para prevenir manchas e escurecimento local.

3-CUIDE DA ALIMENTAÇÃO
A alimentação é muito importante nesse processo pós-operatório. Uma dieta saudável colabora para a saúde em geral e principalmente para a cicatrização de uma cirurgia. Investir na vitamina C, vitamina A, e suplementos à base de colágeno por exemplo, pode ser benéfico para uma boa cicatrização

4-BEBA ÁGUA
Beba muita água para manter a pele hidratada e evitar ressecamento e rachaduras na área da cicatriz.

5-PLACAS OU GEL À BASE DE SILICONE
Esse tipo de produto ajuda a evitar a cicatriz alta (hipertrófica e avermelhada) e a oclusão, que colaboram para a formação de queloides. O silicone tem propriedades que fazem a cicatriz ficar mais plana e menos avermelhada.

6-HIDRATAÇÃO
Hidratantes e óleos podem colaborar com o processo de cicatrização. Com indicação e acompanhamento médico.