Panquecas com baixas calorias
24 de outubro de 2016
Mantenha suas mãos sempre jovens
24 de outubro de 2016
Mostrar Todos

Você tem cuidado da sua saúde bucal?

Em 25 de outubro comemora-se o Dia Nacional da Saúde Bucal. Por isso, aproveitamos a data para lembrar o quanto é importante manter uma higienização correta e visitar regularmente o dentista

Quando a higienização bucal não é feita corretamente, pode surgir uma porção de problemas: inflamações nas gengivas, formação de tártaros e cáries, mau hálito, dentes escurecidos e até mesmo provoca a perda dentária, o que prejudica a digestão, que começa na boca. Mas o problema não se resume somente a boca: “muitos problemas surgem por inflamações que atingem os tecidos de suporte e sustentação dos dentes, principalmente doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca, diabetes, doenças respiratórias e até riscos na gravidez”, alerta o cirurgião-dentista Hugo Lewgoy (SP).

Para evitar qualquer tipo de problema a melhor opção ainda é escovar os dentes após todas as refeições. Opte por uma escova com cerdas macias para não machucar as gengivas e com a cabeça pequena para alcançar os dentes que estão no fundo da boca, use o fio dental para remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana onde a escova não alcança e claro, não esqueça de escovar a língua.

Outro detalhe que interfere e muito na saúde dos dentes é a alimentação. “Há uma série de alimentos ricos em vitaminas e minerais importantes para os dentes e devem ser consumidos com frequência. Além disso, evitar excesso de doces, refrigerantes, café e vinho tinto é fundamental, pois o açúcar e os pigmentos contidos neles se associam à placa e enfraquecem o esmalte, podendo ocasionar cáries e manchas”, explica a nutricionista funcional Regina Moraes Teixeira (SP). A maçã é uma ótima fonte de fibras, ajuda na limpeza dos dentes, além de estimular a produção salivar, evitando a formação da placa bacteriana; já as verduras verde escura como couve, agrião, acelga, alface, almeirão, chicória, couve-de-bruxelas, espinafre, mostarda, escarola, folha de brócolis, folha de beterraba e rúcula contém ferro e cálcio, que ajudam na proteção do esmalte dos dentes. Os grãos integrais por serem ricos em vitaminas e minerais, em especial vitamina do complexo B e ferro, são essenciais para a saúde da gengiva e claro, não esqueça da água que é muito importante para o bom funcionamento do nosso organismo no geral e para a limpeza dos dentes também.