Sucos naturais (e refrescantes!) para hidratar e desintoxicar o organismo
5 de dezembro de 2016
Malhação high-tech: novas aulas para entrar em forma para o verão
6 de dezembro de 2016
Mostrar Todos

Dentes tortos podem provocar problemas como dor de cabeça, respiração bucal e gengivite

Engana-se quem pensa que “arrumar” dentes tortos ou mal posicionados é apenas uma questão de estética. O dentista Rolf Faltin, diretor técnico e clínico da CA – Clear Aligner do Brasil, explica diversos problemas  que podem surgir por causa dos dentes tortos

Muita gente pensa que arrumar no posicionamento dos dentes é algo que só interfere na estética. Ledo engano! Dentes tortos podem provocar alguns problemas com a sua saúde. Confira:

Dores de cabeça e ouvido
Pode haver, sim, uma correlação entre as dores e a mordida por conta de problemas causados pela disfunção temporomandibular, conhecidas como ATM (Articulação Temporomandibular). Isto porque a articulação que liga a mandíbula ao crânio e é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos dá a sensação ao indivíduo de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando. A causa exata desta disfunção, em geral, é difícil ser identificada pois apresenta muitos fatores e, entre seus sintomas, estão a dor de cabeça e de ouvido.

Respiração pela boca
Ao respirar pela boca o indivíduo compromete o posicionamento dos dentes, podendo deixar os dentes tortos. Isso, porque, deixar a boca entreaberta e a língua mais baixa, gera uma série de alterações que incluem a acomodação e o mau posicionamento dos dentes. Quando há a troca da passagem de ar do nariz para a boca, a boca fica aberta a maior parte do tempo e, assim, aos poucos, modifica os ossos maxilares e as arcadas dentárias. Entre as consequências previsíveis, o céu da boca pode ficar mais alto e estreito, podendo gerar mordidas cruzadas ou abertas demais, que implicam no crescimento da mandíbula ou apinhamento dentário.

Causar gengivite
Pessoas com dentes estão apinhados, um sobreposto ao outro devem ter cuidados redobrados com a higienização bucal isto porque quando a placa bacteriana se acumula nos dentes e na gengiva e não é removida, transforma-se em tártaro, deixando as gengivas irritadas e sensíveis.