Controle o vício em compras
12 de junho de 2012
Pilates em casa
18 de junho de 2012
Mostrar Todos

Dentes perfeitos no tempo certo

O que antes levava muito tempo para se conquistar, hoje é muito mais fácil. A tecnologia odontológica está cada vez mais avançada, o que possibilita conquistar um sorriso bonito de maneira rápida. Confira abaixo quais os tratamentos que podem ser feitos de acordo com a sua disponibilidade de tempo!

Por Andressa D’Amato

Se você tem 30 minutos

Profilaxia

O que é: conhecida também como limpeza, é a remoção de tártaros, placas bacterianas e manchas superficiais com o auxílio do aparelho de ultrassom e jato de bicarbonato. “Em alguns casos é necessário anestesia e não há prazo para recuperação”, diz o cirurgião-dentista Paulo Kazuo Murai, do Centro Integrado de Reabilitação Oral (SP). O procedimento pode durar de 30 minutos a uma hora.

Indicação: sob medida para todos os pacientes.

Contraindicação: nenhuma.

Manutenção: deve-se visitar o dentista a cada seis meses para controle. A profilaxia, geralmente, costuma ser feita nesse período também, dependendo de cada caso.

Tempo de recuperação: não há necessidade.

 

Clareamento a laser

O que é: mudança da coloração dos dentes para tonalidades mais claras. “Com aplicação de gel clareador nos dentes, a ativação é feita por um aparelho com laser. O resultado pode durar de três a quatro anos, seguindo a manutenção dos hábitos de higiene oral com escovações regulares e uso do fio dental ao término de cada refeição”, fala o cirurgião-dentista Alexandre Said Bussab (SP). De acordo com o profissional, não é necessário o uso de anestésico.

Indicação: para todos os pacientes que sofreram alteração de cor nos dentes ao longo dos anos.

Contraindicação: para quem possui próteses extensas e problemas periodontais.

Manutenção: retorno a cada seis meses para controle.

Tempo de recuperação: imediato.

 

Se você tem uma hora

Facetas em resina

O que é: consiste em uma película de resina que reveste a parte da frente dos dentes, devolvendo a forma e a cor desejada. “É feito um desgaste pouco invasivo na parte da frente dos dentes e aplicada uma resina estética. A durabilidade pode variar de três a cinco anos. Recomenda-se a manutenção dos hábitos de higiene oral com escovações regulares e uso do fio dental”, acrescenta o Dr. Alexandre Said. O uso de anestésico, dependendo do caso, é utilizado, sendo o mais comum a anestesia local convencional.

Indicação: para todas as pessoas que sofreram alteração de cor, forma e tamanho dos dentes ao longo dos anos.

Contraindicação: pessoas que possuem próteses e/ou restaurações extensas e problemas periodontais.

Manutenção: retorno a cada seis meses para controle.

Tempo de recuperação: duas horas.

 

Implante com carga imediata

O que é: reposição de um dente perdido através de implante e prótese provisória no ato da cirurgia. “O paciente é submetido à cirurgia de instalação de um implante e confecção de provisório estético no ato da cirurgia e, após três meses, este deve ser substituído por uma coroa definitiva de porcelana”, comenta o cirurgião-dentista Mário Groisman (RJ). Nos primeiros dias após o tratamento é necessário evitar a ingestão de alimentos mais duros e quentes. A anestesia usada é a local, podendo ser utilizada a sedação em conjunto.

Indicação: pode ser realizado quando o paciente possui um dente ausente ou perdido.

Contraindicação: quando o paciente não possui osso apropriado para a instalação do implante.

Manutenção: após três meses, o provisório deve ser substituído por uma coroa definitiva de porcelana.

Tempo de recuperação: de 24 a 40 horas.

 

Se você tem uma tarde

Reabilitação oral

O que é: consiste em um tratamento completo para pacientes que necessitam recuperar a estética e função mastigatória. Atualmente é possível realizar tratamentos em apenas um dia, isto é, se feito o diagnóstico correto para saber se pode recorrer a esse tratamento. O dentista Gil Puglisi (SP) trabalha com um tipo de laser diferente dos convencionais, já que é mais rápido e evita qualquer tipo de dor ou sensibilidade. “A reabilitação é feita com o novo laser que sem dor, anestesia, sangramento e sem pós operatório, o paciente já sai normalizado”, garante. Na reabilitação podem ser solucionados vários problemas como inflamação de gengiva, tratamento de canal, entre outros.

Indicação: para todos os pacientes e com qualquer processo de inflamação de gengiva, cáries, próteses a serem renovadas, entre outros.

Contraindicação: nenhuma.

Manutenção: nenhuma.

Tempo de recuperação: não há necessidade.

 

Tratamento endodôntico em sessão única

O que é: tratamento de canal completo (abertura, instrumentação e obturação dos canais) em uma única consulta. “Recomenda-se a restauração imediata do dente em questão. Já o tempo de duração máxima é de duas horas por dente. O procedimento é feito sob efeito de anestesia”, complementa o Dr. Paulo Kazuo Murai. É recomendável fazer uso de antiinflamatório e analgésico.

Indicação: para pacientes com dentes com vitalidade pulpar (polpa viva), sem foco de infecção.

Contraindicação: pacientes com lesão, infecção ou secreção estão contraindicadas ao tratamento em sessão única.

Manutenção: não há qualquer tipo de cuidado.

Tempo de recuperação: de dois a três dias, se houver dor.

 

Se você tem 15 dias

Facetas em porcelana

O que é: as facetas em porcelana têm o objetivo semelhante aos das facetas em resina, porém para que possam ser colocadas os dentes devem ser desgastados para criar o espaço suficiente. “Estas lâminas de porcelana são feitas em um laboratório de prótese dentária, o que torna o processo um pouco mais caro, quando feitas com um bom ceramista. Para que as facetas sejam confeccionadas, o paciente deve ser moldado e com este modelo o protético realizará um projeto em cera e só após isso as facetas são esculpidas no modelo em gesso e levadas a um forno para cristalizarem. Este processo pode durar cerca de 15 dias, desde que bem planejado. As vantagens das facetas em porcelana são a durabilidade, cerca de 15 anos, e a resistência a pigmentação, mantendo uma estabilidade de cor”, fala o cirurgião-dentista Normando Scarabotto (SP), idealizador do projeto Cinco Minutos. O nome do projeto é por causa de um exercício que o profissional propõe aos pacientes. “Uma vez ao dia, pode ser antes de dormir, escove os dentes durante cinco minutos cronometrados. Com essa atitude perceberemos que cinco minutos comparados aos 1440 minutos de um dia é muito pouco, mas pode mudar a sua saúde bucal, pois o grande segredo de uma escovação está no tempo dedicado”, explica.

Indicação: pessoas com restaurações extensas, com dentes manchados e que tenha um desgaste maior.

Contraindicação: dente com canal tratado, já que corre o risco da porcelana fraturar o mesmo.

Manutenção: limpeza regular (profilaxia), pelo menos, uma vez ao ano para manter o resultado conquistado.

Tempo de recuperação: uma semana.

 

Implantes e prótese tipo protocolo imediato

Como é: tratamento envolvendo implantes e uma prótese tipo “protocolo” com dentes e gengivas artificiais em resina. Cirurgia para colocação dos implantes, instalação dos componentes protéticos dos implantes e moldagens, que duram um dia inteiro. Confecção e instalação da prótese em até 72 horas após a cirurgia. “Há casos onde a prótese é instalada no mesmo dia da cirurgia. É importante salientar que esse tipo de trabalho em tempo reduzido necessita de uma integração perfeita entre o cirurgião-dentista e o técnico em prótese dentária. O paciente é selecionado para implante perante tomografia computadorizada previamente realizada”, diz o Dr. Paulo. De acordo com o especialista existe o período mínimo de uma semana para a cicatrização inicial. O paciente tem a opção de fazer a cirurgia com sedação e médico anestesista.

Indicação: pacientes que fazem uso de prótese total ou que, eventualmente, tiveram seus dentes comprometidos e passaram por um processo de extração dos mesmos.

Contraindicação: lesões gengivais ou falta de tecido ósseo.

Manutenção: a cada seis meses para controle.

Tempo de recuperação: em uma semana ou 15 dias.

Leia essa e outras matérias na Plástica & Beleza n° 126.