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Cinco dicas de nutrição que todo homem precisa saber

Com a correria diária, fica cada vez mais difícil adotar  hábitos saudáveis. No caso dos homens, o isso é praticamente impossível, até porque a maioria deles não é adepta dos cuidados que aprendem com os especialistas. Então, envie o link dessa matéria agora mesmo para o seu parceiro, pai ou irmão e fale para ele ler com bastante atenção se deseja ter uma vida longa e saudável

 

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015 pelo Ministério da Saúde com 6.141 homens, 1/3 afirmaram não ter o hábito de ir a um estabelecimento de saúde (posto de saúde, hospital, consultório entre outros) sendo que, 55% disseram que não precisavam. Como dificilmente eles mudarão esse hábito, a Abbott (empresa de pesquisas em saúde global) preparou cinco dicas de nutrição:

1. Aumente o consumo de proteínas
As proteínas auxiliam no crescimento muscular e na saúde em geral, principalmente quando são associadas às atividades físicas. A proteína proveniente do alimento é o fator mais importante na prevenção e na reversão da perda excessiva de massa muscular magra à medida que envelhecemos. Portanto, para obter o máximo de nutrientes de preservação muscular, busque incluir aminoácidos essenciais na sua alimentação, principalmente os que em nosso organismo possam ser transformados em HMB (composto que estimula os músculos a usarem a proteína ingerida de forma mais eficiente). Como por exemplo: peixes, carnes magras, ovos e produtos lácteos.

2. Aposte nas vitaminas C e E
A inflamação crônica, que é em grande parte determinada pelos nossos hábitos alimentares, é um dos principais fatores no desenvolvimento de doenças cardiovasculares e consequentemente causas de morte por doença entre os homens brasileiros. Por isso, consumir nutrientes saudáveis, incluindo vitaminas C e E (dois dos antioxidantes mais potentes), pode ajudar a reduzir os níveis de inflamação e estresse oxidativo e, com isso reduzir o desgaste e a lesão das suas artérias coronárias.“Busque ingerir alimentos que são ricos nestas vitaminas, como nozes, frutas ácidas como a laranja e as folhas verde-escuras, e converse com o seu médico ou nutricionista sobre as melhores opções para viver uma vida mais saudável e plena”, aconselha a nutricionista Patrícia Ruffo, Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

3. Consuma frutos do mar
Os ácidos graxos ômega 3 encontrados no salmão e na sardinha, por exemplo, são fundamentais para ajudar a reduzir a inflamação associada à obesidade, demência, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares. Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard mostrou que comer cerca de uma a duas porções de peixe por semana reduz o risco de morrer de cardiopatia em 36%. Uma boa opção são os peixes que possuem cores fortes em suas carnes, incluindo salmão, atum, sardinha e anchova.

4. Pegue leve com os carboidratos refinados
Trocar os carboidratos refinados por grãos integrais é uma das maneiras de consumir fibras que contribuem para aumentar a saciedade e, desta forma, auxiliar tanto no controle do peso como por consequência na redução do risco de diabetes tipo 2. A insulina, que resulta do excesso de açúcar no sangue, pode aumentar os níveis de inflamação cerebral e potencialmente contribuir para a lesão dos seus vasos sanguíneos. Este dano aos vasos sanguíneos é um importante contribuinte para a perda cognitiva, demência e doenças como o Alzheimer. Para ajudar a diminuir estes riscos, Patrícia recomenda reduzir o consumo de carboidratos refinados provenientes de alimentos ultraprocessados, como as bolachas recheadas e as bebidas açucaradas como os refrigerantes. “Sempre que possível, consuma carboidratos integrais, de fontes que incluem frutas e legumes, e grãos integrais”, completa.

5. Verifique seus níveis de vitamina D
Apropriadamente chamada de “vitamina do sol”, a maior parte do nosso consumo de vitamina D é produzida pelos nossos corpos em resposta à exposição solar. No caso dos homens brasileiros, apesar do nosso país possuir um clima favorável, 99,6% dos homens possuem carência da vitamina (segundo o IBGE). Por isso, o consumo de uma variedade de alimentos ricos em vitamina D, incluindo leite enriquecido, peixes e gemas de ovos, é vital para a manutenção da saúde ideal.