Malhação nas férias
19 de julho de 2016
A beleza de Maria Carol
22 de julho de 2016
Mostrar Todos

A vez da lentilha

sopa lentilha

Já que o preço do feijão está alto demais, que tal dar uma chance para a lentilha nas suas receitas? Supersaborosa e nutritiva, ela é perfeita para fazer um sopinha

Por Malu Bonetto
De origem asiática, a lens culinaris é uma planta leguminosa cujas sementes são conhecidas como lentilha. Ela é rica em vitaminas e minerais, além de ser forte aliada na prevenção e combate da diabetes, doença que atinge mais de 25 milhões de brasileiros. “Por ser fonte de fibras solúveis e insolúveis, a leguminosa é rica em zinco, um mineral essencial que fortalece o sistema imunológico, além disso, é poderosa no tratamento da anemia, pois têm alto índice de ferro, além disso, as fibras contidas no alimento melhoram o trânsito intestinal aliviando a prisão de ventre e a sensação de inchaço no abdômen”, explica a nutricionista Karina Reis, da rede Supermercados Mambo. Sem contar que ela pode ser consumida de diversas formas, em saladas, ensopados ou até mesmo como acompanhamento do tradicional arroz. “Para quem deseja aproveitar melhor seus nutrientes a nutricionista aconselha incluir na refeição um alimento que seja rico em vitamina C, como por exemplo, o brócolis e o alface. Se preferir, pode adicionar no final do preparo algumas folhinhas de salsa, coentro ou hortelã, todos crus. Essa combinação potencializará o alimento, pois o organismo só absorve 10% do ferro da lentilha, mas quando associado a uma fonte de vitamina C, a absorção sobe para quase 40%”, orienta a nutricionista.

Sopa de lentilha com alface
Ingredientes
1 maço de alface-crespa
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas grandes, picadas
2 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de lentilha
3 xícaras (chá) de água
1 folha de louro
1 ramo de salsão
Sal a gosto

Modo de preparo
Pique as folhas de alface em tiras finas e reserve. Aqueça o azeite numa panela, doure a cebola e o alho, acrescente a lentilha e refogue mais um pouco. Junte a água, o louro e o salsão e tempere com sal. Quando a lentilha estiver tenra, tire a panela do fogo e deixe esfriar um pouco. Elimine o louro e o salsão e bata a sopa no liquidificador. Retorne o creme à panela, junte a alface picada e cozinhe por mais alguns minutos. Sirva a seguir. Uma dica é utilizar a água do cozimento de vegetais no preparo de molhos, arroz e sopas é uma maneira de enriquecer as refeições com mais nutrientes.

Rendimento: seis pessoas
Tempo de preparo: 30 min
Calorias: 167 por porção