Lifting facial com fio de ácido polilático: será que essa técnica funciona mesmo?
7 de fevereiro de 2017
Tudo o que você precisa saber antes de extrair o dente do siso
8 de fevereiro de 2017
Mostrar Todos

Salada no pote: aprenda a preparar uma refeição prática e saudável para levar a tiracolo

Práticas para levar na marmita e perfeitas para serem consumidas em qualquer lugar, as saladas no pote viraram o novo hit entre os adeptos da alimentação saudável. Confira as dicas da nutricionista e chef Carina Müller e aprenda a fazer saladas no pote sob medida para sua dieta

salada no pote tem ganhado cada vez mais adeptas, já que é uma excelente alternativa para quem vive na correria, mas não abre mão de se alimentar de forma saudável. Mas para prepará-la não basta apenas colocar diversos ingredientes aleatoriamente em um vidro, é preciso seguir uma técnica e ter cuidados. A nutricionista e chef de cozinha Carina Müller, responsável pelo curso on-line Marmitas saudáveis: as tradicionais quentinhas em versões equilibradas, do NAMU CURSOS, dá orientações importantes para quem pretende aderir às saladas no pote de vidro. Confira:
Qual o melhor jeito de prepará-la? Molho em baixo, grãos e legumes mais duros em seguida, na sequência frutas ou outros legumes e verduras mais sensíveis e por último, as folhas e ervas.
Quais os cuidados básicos que devemos ter ao prepará-la? Higienizar muito bem os vidros antes, lavando e passando água fervente. Lavar os legumes e verduras que serão consumidos crus com uma solução de hipoclorito de sódio e água, enxaguando e secando em seguida. Os grãos e leguminosas devem ser deixados de molho em água por pelo menos 4 horas antes de serem cozidos.
Existe um tipo certo de pote de vidro? Deve-se atentar para a tampa, que carece ter uma cobertura para não enferrujar. Geralmente potes maiores e mais grossos são melhores, pois são mais resistentes e cabem mais alimentos que compõem uma refeição completa.
Quais tipos de alimentos devemos priorizar? Legumes, verduras, frutas, grãos (quinua, trigo, cevada, amaranto) e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico e etc).

Confira a receita do Molho de Maracujá e da Salada de Grão de Bico Mediterrânea  e faça sua salada no pote:
Molho de Maracujá
Ingredientes:
1 maracujá fresco
50 ml de azeite extra virgem
10 g de sal
20g de melado de cana ou mel
3 g de pimenta do reino preta moída
50 ml de água
10 folhas de manjericão fresco picado (ou tomilho ou hortelã ou endro dill)

Modo de Preparo: passe o interior do maracujá em uma peneira. Junte o suco do maracujá com todos os demais ingredientes, com exceção do azeite e do manjericão. Em um bowl, com ajuda de um batedor misture bem. Adicione aos poucos o azeite enquanto continua batendo para emulsionar o molho. Acrescente algumas sementes de maracujá e o manjericão picado. Pronto!

Salada de Grão de Bico Mediterrânea
Ingredientes
500g de grão de bico cozido
1 folha de louro
100 ml de azeite de oliva extra-virgem
100 g de azeitona preta sem caroço picada
60 ml de vinagre de maçã
3 g de pimenta do reino preta moída
80 g de alcaparras picadas
200g de pimentão vermelho
200g de pimentão amarelo
30 g de salsinha picada
5 g de orégano
200g de cebola roxa picada
1 pimenta dedo-de-moça
200g de salsão picado

Modo de Preparo: deixe o grão de bico de molho em água filtrada de um dia para o outro. Despreze a água do molho, acrescente uma quantidade nova até cobrir os grãos e cozinhe-os na pressão com a folha de louro por cerca de 20 minutos. Cuidado para não passar do ponto! Dica: o grão de bico deve estar ainda inteiro e firme, porém cozido. Em seguida, queime por igual os pimentões na chama do fogão para retirar a pele e criar gosto de defumado. Coloque-os em um saco plástico ou bowl com papel filme e deixe por 3 minutos. Retire a pele e as sementes dos pimentões, corte em cubos pequenos. Pique a cebola roxa em cubos bem pequenos e deixe de molho em água gelada por 3 minutos para dar mais crocância. Corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e tire toda a parte interna, incluindo as sementes. Em seguida, pique-a. Em um bowl grande, misture todos os ingredientes preparados. Separadamente misture o azeite, o sal, o vinagre, o orégano e a salsinha e acrescente na mistura do grão de bico. Pronto, sua salada está pronta para ser embalada no pote!