Dentes brancos e sem sensibilidade!
12 de maio de 2017
Aposte na alimentação perfeita para uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê
17 de maio de 2017
Mostrar Todos

Receitas para manter a forma sem abrir mão das delícias

Confira algumas receitas elaboradas pelos nutricionistas Matheus Motta e Gabriella Gachet, do Vigilantes do Peso, para você manter os ponteiros da balança sob controle e ainda se deliciar com um festival de sabores

Suco Detox de Maracujá com Couve
Ingredientes
200 ml de água de coco
1 maracujá
1 limão pequeno
1 xícara de couve picada

Modo de Preparo: em um liquidificador, acrescente a água de coco, a polpa do maracujá, o suco de um limão e a couve. Bata até que todos os ingredientes se combinem, coe e sirva gelado. Rende uma porção.
 

Crème Brûlée de Chocolate
Ingredientes
3 ovos grandes
1 gema de ovo
1 ½ xícara de chá de açúcar
3 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar
30g de chocolate meio-amargo picado
2 xícaras da chá de creme de leite light
1 colher de café de extrato de baunilha
30 ml de água

Modo de preparo: misture os ovos, a gema e ½ xícara de chá de açúcar em uma tigela média. Em outra tigela, misture o cacau em pó, o chocolate e o creme de leite. Aqueça a mistura de chocolate em fogo médio, mexendo até o chocolate derreter por completo e começar a formar bolhas na superfície, aproximadamente quatro minutos. Cuidadosamente, acrescente a mistura de ovos, mexendo sem parar. Adicione a baunilha e retire do fogo. Divida o creme em oito ramequins próprios para ir ao forno. Coloque água cobrindo 1/3 de um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até o centro ficar cozido, aproximadamente 1 hora e 15 minutos. Retire do forno e espere esfriar por três horas. Quando estiverem completamente frios, misture uma xícara de açúcar que restou com a água em uma panela e leve ao fogo médio. Misture suavemente, afastando a panela do fogo de vez em quando, até dissolver totalmente o açúcar. Aumente um pouco o fogo e misture até o açúcar chegar a um tom caramelo. Retire a panela do fogo. Unte uma colher de sopa com um pouco de óleo. Encha ¾ da colher com a calda de açúcar e despeje sobre o creme de chocolate, virando o ramequin para espalhar a calda por toda a superfície. Sirva imediatamente.
Rendimento: oito porções

Pavlova de chocolate
Ingredientes
4 claras de ovos, em temperatura ambiente
¼ colher de café de cremor de tártaro (encontra-se em lojas de confeitaria)
1/8 colher de café de sal
1 xícara de chá de açúcar, peneirado
¼ xícara de chá de cacau em pó sem açúcar, peneirado
½ xícara de chá de mascarpone
½ xícara de chá de cream chesse light
1 ½ colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de leite desnatado
½ colher de café de essência de baunilha
200 g de morangos fatiados
15 g de chocolate amargo em lascas

Modo de preparo: forre um tabuleiro largo com papel manteiga. Com um mixer na velocidade média, bata as claras, o cremor de tártaro e o sal em uma tigela grande até ficar alto e formando picos firmes. Adicione o açúcar e bata até ficar liso e cremoso. Adicione o cacau em pó, uma colher de cada vez, misturando delicadamente com uma espátula, para não desandar o merengue. Coloque o merengue sobre o papel manteiga, formando um monte, mas com um espaço no meio, deixando uma borda como uma espécie de ninho. Preaqueça o forno a 180°C e asse por 1h e 30 min. Desligue o forno e deixe esfriar sem abrir a porta, por 2h. Retire do forno e retire o merengue com o papel manteiga e deixe esfriar completamente. Bata com o mixer o mascarpone, o cream cheese, o leite, o açúcar e a baunilha até ficar cremoso. Transfira o merengue para um prato, preencha o centro com a mistura de cream cheese e cubra com os morangos fatiados e as raspas de chocolate. Corte com uma faca para pão e sirva.
Rendimento: doze porções

Bacalhau com crosta de salsinha e limão
Ingredientes
2 fatias de pão de forma integral light, tostado
¼ de xícara de chá de salsinha fresca
1 colher de café de raspas de limão-siciliano
4 postas de bacalhau (150 g cada)
1 ½ colher de sopa de suco de limão-siciliano
½ colher de café de sal
¼ colher de café de pimenta-do-reino preta moída
2 xícara de chá de folhas de espinafre
2 xícara de chá de pimentão assado em tiras

Modo de preparo: em um liquidificador, no modo pulsar, bata o pão, a salsinha e as raspas de limão até que as migalhas estejam bem finas. Borrife óleo em spray em um tabuleiro antiaderente pequeno e coloque o peixe. Tempere com suco de limão-siciliano, sal e pimenta-do-reino. Por cima de cada pedaço, faça uma camada com a farinha de pão e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C.
Asse o peixe até que esteja cozido e opaco, e a farinha dourada, por cerca de 20 minutos. Divida o espinafre e os pimentões em quatro pratos e sirva com o bacalhau.
Rendimento: quatro porções

Salada de batata com iogurte grego
Ingredientes
500g de batata inglesa, descascadas e cortadas em cubos grandes
1/3 de xícara de chá de iogurte grego natural zero gordura
¼ de xícara de chá de maionese light
2 colheres de sopa de endro fresco, picado
1 colher de café de mostarda Dijon
1 colher de café de sal
½ colher de café. de pimenta-do-reino moída
3 colheres de sopa de azeite de oliva
½ xícara de cebola roxa, em cubos
3 colheres de sopa de cebolinha picada

Modo de preparo: coloque as batatas em uma panela grande e encha de água até a metade. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar até ficarem quase macias, aproximadamente 6 a 8 minutos. Escorra e reserve. Enquanto isso, para fazer o molho, em uma tigela misture o iogurte, a maionese, o endro, a mostarda, o sal, a pimenta e o azeite. Misture com cuidado as batatas, a cebola roxa e o molho.
Cada porção equivale a 1 xíc. de salada de batata.
Rendimento: quatro porções

Espeto de frutas com chocolate
Ingredientes
½ xíc. de gotas ou pedaços de chocolate meio amargo
2 banana média descascada, cortada cortadas ao meio
4 morangos picados em cubos pequenos
2 colheres de sopa de flocos de coco

Modo de Preparo: em um recipiente próprio para micro-ondas, coloque o chocolate e aqueça por 30 segundos. Mexa e se necessário, aqueça por mais 30 segundos, até que esteja bem derretido. Transfira o chocolate para um ramekin pequeno. Espete palitos nas bananas e mergulhe-as até a metade no chocolate derretido (incline um pouco o ramekin para facilitar). Espalhe por cima os morangos e o coco em flocos. Sirva em seguida ou leve para a geladeira em uma travessa preparada com papel manteiga para o chocolate endurecer. Cada porção equivale a 1 espetinho.
Rendimento: quatro porções