Descubra os benefícios do óleo de cártamo para o processo de emagrecimento
17 de julho de 2017
Bala antirugas e lifting de vinho de gelo são algumas das novidades do universo da beleza
18 de julho de 2017
Mostrar Todos

Receitas magrinhas que valorizam os alimentos da safra de julho

Em sua época de colheita, alguns alimentos tornam-se mais acessíveis, frescos e de melhor qualidade. Cada mês traz uma nova safra de ingredientes que fazem bem a saúde e podem ser adicionados à alimentação

 

Pensando em uma alimentação saudável, rica em nutrientes e com frutas, legumes e verduras em destaque na safra do mês de julho, a equipe de nutrição do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado elaborou algumas receitas rápidas e fáceis para incluir esses elementos durante todo o período

Alho-poró: é fonte de vitaminas A, B6, C, K, ácido fólico, ferro, magnésio e manganês. Por ser vaso dilatador, é muito indicado para controlar a pressão arterial, tem ação diurética e seu consumo é eficaz para conter doenças cardíacas, derrames, evolução de quadros negativos do diabetes, má digestão, gripes e resfriados. Também auxilia na digestão e provoca sensação de saciedade por ser rico em fibras.
Peixe com alho-poró crocante e purê de banana (sem glúten e sem lactose)
Ingredientes: 4 filés de peixe de 120g cada, 1 xícara de alho-poró cortado em rodelas, 1 colher de chá de óleo vegetal, 1 colher de café de sal marinho e suco de um limão.
Modo de preparo: tempere o peixe com sal e suco de limão. Reserve. Corte o alho-poró em rodelas, coloque em uma assadeira e deixe desidratar de 15 a 20 minutos a 120 graus. Unte uma frigideira com óleo e leve o peixe para grelhar. Cubra com o alho-poró crocante e sirva em seguida.
Para o purê de banana: 6 bananas-maçãs, ½ xícara de chá de leite de coco, ½ xícara de chá de caldo de peixe caseiro e 1 colher de café de sal.
Modo de preparo: descasque a banana, coloque numa panela, junte o leite de coco, o caldo de peixe e o sal e leve para cozinhar. Passe por uma peneira fina. Se ficar com pouca consistência, retorne ao fogo e engrosse levemente com maisena. Deve ficar na consistência de purê.
Rendimento: 4 porções
Calorias: 150 por porção

Milho-Verde: cereal fonte das vitaminas A, B3, B6, E, ácido pantotênico, ácido fólico, e dos minerais cobre, fósforo, manganês, magnésio, potássio e zinco. Também é fonte dos antioxidantes luteína e zeaxantina, que promovem benefícios para a saúde dos olhos, protegendo a retina contra os danos degenerativos. Rico em fibras, que ajudam no crescimento das bactérias boas no intestino, melhorando assim o trânsito intestinal.
Creme de Milho
Ingredientes: 2 xícaras de milho verde, ½ cebola picada, 30g de queijo provolone, 1 colher de café de sal, 1 colher de chá de óleo tempero verde à gosto
Modo de preparo: coloque o óleo em uma frigideira e refogue a cebola até dourar. Acrescente o milho, um pouco de água (até cobrir) e o sal. Cozinhe até o milho estar macio. Bata no liquidificador com um pouco da água de cozimento e o queijo, até formar um creme. Volte o creme para a panela para esquentar. Acrescente tempero verde picado ao final do cozimento.
Rendimento: 3 porções
Calorias: 120 por porção

Palmito: fontes das vitaminas A, complexo B, C e dos minerais cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio, além de ser rico em fibras. Seus nutrientes proporcionam a boa saúde dos ossos, fortalecem o sistema imunológico e contribuem para redução da retenção hídrica. Recomenda-se para o consumo o palmito in natura, pois os palmitos em conserva possuem excesso de sódio, que prejudica a pressão arterial e a saúde cardiovascular.
Panqueca de Banana com Palmito
Ingredientes para a massa: 1 ovo caipira, 1 pitada de sal marinho, 50 ml de água filtrada, 50 ml de amido de milho, 50 ml de farinha de arroz integral.
Ingredientes para o recheio:1 xícara de banana crua picada, 1 xícara de palmito em conserva picado, ½ cebola branca picada, 1 pitada de noz moscada, tempero verde a gosto, 1 colher de café de óleo vegetal, 2 colheres de sopa de creme de soja.
Modo de preparo: para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma frigideira antiaderente e fazer discos de panqueca, grelhando em ambos os lados. Para o recheio, aqueça o óleo e coloque a cebola para dourar. Coloque a banana, o palmito e deixe refogar por 2 minutos. Em seguida, coloque o creme de soja e os temperos restantes. Recheie as massas de panqueca com recheio descrito e sirva em seguida com um acompanhamento que preferência. Servir em seguida.
Rendimento: 7 unidades
Calorias: 95 por porção

Cenoura: principal nutriente da cenoura é o beta-caroteno, uma substância, que durante a digestão, se transforma em vitamina A, muito importante para a visão, pele e mucosas. Com apenas 100g deste alimento as necessidades diárias de Vitamina A podem ser totalmente supridas. Rica também em sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, e vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Bolo de Cenoura com Beterraba (sem glúten e sem lactose)
Ingredientes: 200 g de creme de soja (ou 1 xícara de óleo de coco), 1 xícara de adoçante culinário (ou 1 xícara de açúcar mascavo), 3 ovos orgânicos batidos, 75 g de farinha de arroz, 75 g de amido de milho, 1 colher de chá de fermento em pó, 1 colher de chá de canela em pó, 100g de cenoura ralada e 100g de beterraba ralada.
Cobertura (se desejar): 100g de iogurte de soja e 2 colheres de sopa de mel
Modo de preparo: pré-aqueça o forno a 180°, unte a forma com creme de soja. Bata o creme de soja com o adoçante até virar uma mistura fofa, acrescente o ovo e misture bem. Peneire a farinha, o fermento e a canela sobre a massa. Em seguida misture a beterraba e a cenoura. Distribua na forma e asse de 5 a 10 minutos.
Rendimento: 1 unidade com 16 fatias
Calorias: 57 kcal por porção (com creme de soja) / 102 kcal com óleo de coco por porção

Pepino: é um alimento pouco calórico e bastante nutritivo. Contém vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, fibra solúvel e flavonóides. Possui ação anti-inflamatória, antioxidante, laxativa, anticancerígena e, também auxilia na função intestinal, emagrecimento e no controle da pressão arterial.
Carpaccio de pepino, tomate e atum
Ingredientes: 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de mostarda, 1/2 xícara de chá de queijo branco picado, 3 tomates em rodelas, 1 pepino japonês em rodelas, 2 xícaras de atum em óleo, 6 azeitonas, 2 colheres de cebolinha picada
Modo de preparo: misture o atum, o suco de limão, a mostarda, o queijo e a cebolinha até que os ingredientes estejam bem incorporados. Reserve. Faça camadas de tomate com o pepino e coloque o atum por último. Decore com a azeitona.
Rendimento: 6 porções
Calorias: 75 kcal por porção

Tangerina: fruta fonte das vitaminas A, B1,B2, B6, C e ácido fólico, e dos minerais potássio, cálcio, fósforo e magnésio. Também é rica flavonoides, que são substâncias antioxidantes com propriedades antiinflamatórias, atua no combate dos radicais livres, estimula a desintoxicação hepática e melhora o sistema imunológico. É fonte das fibras pectina e hemicelulose, que estimulam o funcionamento do intestino, aumentam a saciedade e auxiliam na redução do LDL-colesterol.
Tangerina com vinho e especiarias
Ingredientes: 2 unidades de tangerinas médias, 1 e 1/2 xícara de chá de vinho tinto suave, 1 rama de canela em pau, 2 unidades de cravos, 3 grãos de zimbro, 1 unidade de anis estrelado, casca de uma laranja em tiras, 1 xícara de chá de água, 1 colher de chá de amido de milho.
Modo de preparo: leve para ferver o vinho, a água, a casca de laranja e as especiarias. Deixe ferver até que o vinho fique bem aromatizado. Dilua o amido de milho com o mínimo de água e junte a calda. Assim que levantar fervura, desligue o fogo e retire as especiarias. Descasque as tangerinas, separe os gomos e coloque arrumados um a um em um prato. Cubra com a calda e sirva em seguida
Rendimento: 2 porções
Calorias: 46 por porção