Endometriose: saiba o que é mito e verdade sobre essa doença feminina
21 de fevereiro de 2017
10 perguntas que toda mulher que amamenta deve fazer antes de começar a malhar
21 de fevereiro de 2017
Mostrar Todos

Receitas com ômega 3 para garantir energia no dia a dia

Fontes de proteínas e ômega-3, o atum e a sardinha são ótimos ingredientes para refeições nutritivas e ricas em proteínas para não faltar energia. Confira três receitas elaboradas pela chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Coqueiro

 

Hambúrguer de Quinoa com Sardinha
Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes:
2 latas de Sardinhas Limão Coqueiro
Meia xícara de quinoa cozida
1 xícara de chá de batata doce branca cozida e espremida
Meia xícara de chá de espinafre picado
Meia xícara de chá de cenoura ralada no ralo grosso
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de castanha-do-pará picada
1 colher de sopa de salsinha picada
Azeite para grelhar

Modo de Preparo: em uma tigela grande, junte a quinoa, a batata doce, o espinafre, a cenoura, o sal, as castanhas, a salsinha e misture até ficar homogêneo. Acrescente as Sardinhas Limão Coqueiro (sem espinhos e cortadas em pedaços) junto com o óleo da conserva e misture delicadamente, para que as sardinhas não desmanchem. Reserve. Separe oito porções da mistura e modele com a palma das mãos no formato de hambúrguer. Em uma frigideira média, aqueça o azeite em fogo médio e grelhe os hambúrgueres aos poucos, dourando um lado e virando para dourar o outro. Sirva quente.

Crepioca de Sardinha com Queijo Branco
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes Recheio:
2 latas de Sardinhas em óleo coqueiro
1 colher de chá de azeite
meia cebola pequena picada
2 tomates, sem pele e sem sementes, picado
1 colher de sopa de cheiro-verde picado
1 xícara de chá de queijo minas frescal ralado no ralo grosso

Ingredientes Massa:
1 xícara de chá de farinha para tapioca
1 ovo

Modo de Preparo Recheio: escorra as Sardinhas em Óleo Coqueiro das latas, reserve o óleo e retire as espinhas. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio, refogue a cebola, junte os tomates e refogue por mais dois minutos. Acrescente as Sardinhas com o óleo, o cheiro-verde e refogue até reduzir o líquido, misturando com cuidado para não desmanchar as sardinhas. Reserve.

Modo de Preparo Massa: em uma tigela, bata o ovo ligeiramente, junte a farinha para tapioca e misture até ficar homogêneo. Unte e aqueça uma frigideira média em fogo médio. Distribua uma porção de massa apenas para cobrir o fundo da frigideira, rodando-a para espalhar a massa. Deixe dourar levemente a base e vire para dourar o outro lado.

Montagem: distribua na massa metade do recheio de sardinha e do queijo e feche formando em envelope. Deixe em fogo baixo por dois minutos ou até o queijo derreta levemente. Repita a operação com o restante da massa e recheio e, sirva em seguida.

Fritada de Batata Doce com Atum
Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes
Meia xícara de chá de óleo
1 batata-doce branca média cortada em rodelas finas
1 cebola pequena cortada em rodelas finas
4 ovos batidos
Meia colher de cháde sal
1 lata de Atum Sólido em Água Coqueiro escorrido

Modo de preparo: em uma frigideira média e funda, aqueça o óleo em fogo médio e frite a batata-doce, sem deixar dourar. Retire, coloque em uma tigela media e funda. No mesmo óleo, coloque a cebola e frite por dois minutos, apenas para amolecer. Retire e junte com a batata reservada. Junte os ovos batidos, a batata e cebola, adicione o sal, o Atum Sólido em Água Coqueiro e misture delicadamente até ficar bem homogêneo. Em uma frigideira pequena e funda, aqueça duas colheres de sopa do óleo utilizado na fritura, em fogo médio e adicione a mistura de ovos. Deixe dourar de um lado, com auxílio de um prato vire a fritada, abaixe o fogo tampe a frigideira e deixe cozinhar e dourar o outro lado. Sirva quente.