Desvendamos todos os mistérios sobre a anestesia
8 de junho de 2017
Será que os suplementos anti-idade realmente funcionam?
9 de junho de 2017
Mostrar Todos

Ovo: receitas saudáveis para incluir esse item na sua dieta

Durante muito tempo, o ovo foi considerado o vilão das dietas devido ao colesterol que a gema carrega. Mas, o alimento se tornou mocinho por possuir nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que protegem as células da ação danosa dos radicais livres, retardando o envelhecimento das células

 

Segundo a nutricionista Sandra Wages, da Granja Mantiqueira, a gema do ovo contém ômega 3, colina, ácido fólico, minerais, além de ser uma excelente fonte de vitaminas lipossolúveis. Seu elevado teor de vitamina D atua no desenvolvimento de ossos e dentes, e nos sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Além disso, nela estão presentes 40% de proteínas, antioxidantes e a maioria de vitaminais, minerais e, sua gordura é monoinsaturada, o mesmo tipo de gordura presente no azeite de oliva. Já a clara, é fonte de proteína pura e não apresenta nenhuma quantidade de gordura. Tem poucas calorias e é muito rica em vitaminas do complexo B, fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Mas os benefícios não param por aí: por ser rico em proteínas de alta qualidade, favorece a produção de colágeno, deixando a pele mais bonita, melhorando o humor e combatendo a flacidez. Para quem sofre com os cabelos quebradiços e unhas fracas, a dica é adicionar mais ovos na alimentação. Isso porque o alimento é rico em vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

Confira três receitinhas fáceis e saudáveis

Ovos cozidos no abacate
Ingredientes
1 abacate maduro
2 ovos
1 colher de cebolinha picada
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: enquanto pré- aquece o forno a 425° C, corte o abacate ao meio, retire o caroço e duas colheres de sopa da carne do abacate, para que o ovo caiba no centro da fruta. Coloque o abacate em uma assadeira e, em seguida, quebre um ovo no centro de cada metade da fruta. Leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e tempere com sal, pimenta e cebolinha.

Tomate com ovos e torradas ao forno
Ingredientes
2 tomates maduros
2 ovos
2 colheres de chá de azeite de oliva
2 colheres de sobremesa de queijo parmesão light ralado
1 fatia de pão integral
Folhas de manjericão fresco
Sal, pimenta-do-reino, azeite e salsa picada a gosto

Modo de preparo: corte uma ponta inferior do tomate para que fique “em pé” na assadeira. Após isso, corte a “tampa” maior, na parte de cima do alimento, e retire as sementes. Coloque um fio de azeite dentro do tomate e polvilhe com sal e pimenta. Quebre um ovo dentro do tomate. Finalize com sal, pimenta, salsa e parmesão, e leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por 20 minutos ou até cozinhar a gema. Decore com manjericão e sirva sobre o pão.

Omelete de forno
Ingredientes
5 ovos grandes
10 fatias de peito de peru light
10 fatias de mussarela light
½ cebola pequena
½ tomate pequeno
4 colheres de sopa de queijo parmesão light

Modo de preparo: pré aqueça o forno a 230°C. Mexa os ovos com um fouet até que fiquem aerados e reserve em uma forma. Em um recipiente, pique o peito de peru, a mussarela, a cebola e o tomate e misture. Despeje a mistura por cima dos ovos que na forma. Finalize com queijo ralado. Leve ao forno por 20 minutos. Se preferir, pode rechear com peito de peru e queijo.