Bruna Hamú: nasce uma estrela!
21 de novembro de 2016
25 dicas para manter a pele saudável e bonita
23 de novembro de 2016
Mostrar Todos

Aprenda a fazer sushi funcional em casa

Muitas pessoas acabam abrindo mão do sushi por causa do arroz japonês (Gohan). Então, que tal trocá-lo por um sushi funcional de arroz integral? Nós ensinamos a receita para você fazer em casa. Fácil e deliciosa

Por Malu Bonetto

dra-milena-lopes-e-analu-lourencoDe olho na boa forma, a vlogueira Ana Lourenço (@analu.lourenco) foi atrás de informações para conseguir elaborar um sushi funcional, ou seja, que não levasse gohan – o arroz japonês. Quando chegou na receita abaixo, que usa arroz integral, ela procurou a nutróloga Milena Lopes, de Sorocaba (SP), para ver se estava tuo certinho mesmo. “Os alimentos integrais são absorvidos mais lentamente pelo organismo e os níveis de glicose no sangue vão aumentando aos poucos. Assim, este tipo de alimento também aumenta a sensação e o período de saciedade, estendendo o tempo entre refeições para que a caloria ingerida seja gasta, reduzindo o risco de armazená-la como gordura, e ajudando a melhorar o resultado da dieta. Ainda contribui para o funcionamento regular do intestino, redução do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares e alta concentração de nutrientes, vitaminas, minerais e fibras”, diz Dra. Milena. Ficou com vontade de experimentar essa delícia? Então anote a receita:

sushiSushi funcional de arroz integral
Ingredientes:
Alga nori
1 xícara de chá de arroz integral cateto
1 colher de sobremesa de açúcar demerara
3 xícaras de água
Sal a gosto
50g de tiras de salmão
50g de atum enlatado
Creme de tofu
Pepino ou manga em tiras
Gengibre em conserva
1/4 xícara de chá de Vinagre de arroz:
Linhaça e cebolinha para decorar

Modo de preparo do sushi: coloque o arroz com a água, o sal e o açúcar para cozinhar na panela de pressão, por 30 minutos. Retire o arroz da panela e escorra, caso ainda tenha água. Acrescente o vinagre ao arroz e deixe descansar por 10 minutos. Descasque a manga e o pepino e, em seguida, corte os dois em tirinhas e reserve o gengibre.

Montagem: coloque a folha de nori em cima de uma tábua, molhe as pontas dos dedos com água e espalhe o arroz cozido, cobrindo quase toda a folha. Aperte bem o arroz contra a folha deixando dois dedos sem arroz na parte de cima da folha. Arrume os pedaços de sushi, manga e pepino no meio do arroz em sentido horizontal e comece a enrolar o sushi. Para outra opção de recheio, utilize atum e gengibre em conserva. Para a apresentação ficar ainda mais bonita, misture o creme de tofu com o salmão e coloque na parte de cima do sushi. Pressione bem o rolo e corte-o em cinco fatias de dois dedos de largura. Salpique linhaça e cebolinha para decorar e sirva com shoyu e gengibre como acompanhamento.

Conserva de gengibre 
Ingredientes
Gengibre a gosto
1 colher de sopa de açúcar demerara ou melado
1 xícara de vinagre de arroz
3 colheres de chá de sal
1 recipiente de vidro de, aproximadamente 1/2 litro com tampa

Modo de preparo: corte o gengibre em pedaços bem finos (este é o truque para deixar o gengibre mais saboroso e menos ardido). Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Porção de 100g
Valor energético: 82,99kcal