Veja como adaptar o cardápio do dia a dia para garantir um bronzeado perfeito
15 de dezembro de 2016
Beleza em Dose Dupla
16 de dezembro de 2016
Mostrar Todos

7 receitas do Vigilantes do Peso para aproveitar o período de festas sem abusar das calorias

Durante o ano inteiro você manteve uma alimentação balanceada e frequentou a academia. Para manter a linha (e a dieta!) durante as festas de fim de ano, os nutricionistas Gabriella Gachet e Matheus Motta, do Vigilantes do Peso, preparam receitas que não extrapolam as calorias

arroz-natalinoArroz Natalino
Ingredientes: 3/4 xícara de damascos secos; 1 xícara de água; 1 cebola média picada fina; 1 colher de sopa de manteiga light; 1 e 1/2 xícara de arroz ; ½ colher de café de sal; 4 xícaras de água fervente; 1/3 xícara de uva-passa e 1 colher de sopa de pimentão vermelho picado.

Modo de Preparo: em uma panela pequena, ferva o damasco com 1 xícara de água durante cinco minutos. Escorra e reserve o caldo. Pique o damasco em pedaços pequenos e reserve. Em uma panela média, refogue a cebola na manteiga até cozinhar. Junte o arroz, o sal, o caldo do damasco e a água restante. Deixe levantar fervura e reduza o fogo. Deixe cozinhar lentamente durante 15 minutos e, quando o arroz estiver pronto, acrescente o damasco, as passas e o pimentão. Aguarde cinco minutos e sirva quente.

Rendimento: 8 porções

bacalhau-a-florentina

 

Bacalhau à Florentina
Ingredientes: 1 jato de óleo spray; 600 g de bacalhau cortado em postas; 1/8 colher de café de sal; 1/8 colher de café de pimenta-do-reino; 300g de espinafre cozido e escorrido; ¼ xícara de creme de leite light; ¼ xícara de cebola picada; 1 dente de alho grande e 3 xícara de batata-inglesa cozida, cortada em cubos

Modo de preparo: preaqueça o forno a 200°C e tempere os dois lados das postas de bacalhau com sal e pimenta e as arrume em um tabuleiro untado com o óleo spray. Em um processador ou liquidificador, coloque o espinafre, o creme de leite, a cebola e o alho e bata até ficar cremoso. Espalhe o espinafre batido sobre as postas de bacalhau, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Retire e deixe assar por mais cinco minutos, até o bacalhau ficar macio. Sirva com as batatas cozidas.

Rendimento: 4 porções sendo cada uma com uma posta de bacalhau, 1/3 de xícara de espinafre e ¾ de xícara de batatas.

pessegos-grelhados-com-amendoasPêssegos grelhados com amêndoas
Ingredientes: 2 jatos de óleo spray; 4 pêssegos grandes, firmes, cortados ao meio e sem sementes; 2 colher de sopa de amêndoas picadas  e 2 colheres de café de mel

Modo de preparo: aqueça um grill e adicione o óleo spray. Borrife um pouco de óleo na casca dos pêssegos, leve-os ao grill com a parte da pele para baixo, por aproximadamente dois minutos. Utilizando uma espátula, vire e deixe grelhar por mais dois minutos. Remova os pêssegos do grill e arrume em um prato de servir. Adicione ¾ de colher de chá de amêndoas e ¼ de colher de chá de mel em cada um.

Rendimento: 4 porções sendo que cada uma equivale a duas metades de pêssego

 

salada-da-prosperidadeSalada da prosperidade
Ingredientes: 2 colheres de café de azeite; suco de meio limão; ½ colher de café de sal; 1 ½ xícara de lentilhas cozidas; 1 xícara de cenoura cozida, cortada em cubos; 1 cebola roxa média fatiada e ½ xícara de salsa picada.

Modo de preparo: em uma tigela pequena, misture o azeite, o suco de limão e o sal e reserve. Em uma tigela para salada, misture a lentilha, a cenoura, a cebola e a salsa. Regue com o molho e sirva.

Rendimento: 8 porções sendo cada uma duas colheres de sopa

salada-de-maca-e-nozesSalada de maçã e nozes
Ingredientes: ½ xícara de creme de leite light; 2 colheres de café de azeite; ¼ colheres de café de sal; ¼ colheres de café de pimenta; ½ xícara de tomates-cereja cortados ao meio; 2 talos de aipo grandes picados; ½ xícara de nozes picadas; 2 maçãs, com casca, cortadas em cubos e folhas de alface crespa.

Modo de preparo: em uma tigela pequena, misture o creme de leite, o azeite, o sal e a pimenta e reserve. Forre o fundo de uma saladeira com as folhas de alface e por cima misture os tomates, o aipo, as nozes e a maçã. Regue com o molho e sirva.

Rendimento: 6 porções cada uma equivalente a duas colheres de sopa

lombinho-de-porco-assado-com-maca-e-tomilhoLombinho de porco assado com maçã e tomilho
Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga sem sal; 3 maçãs médias, sem casca, cortadas em fatias finas; 1 cebola média, cortada em gomos; 2 colheres de sopa de vinagre de maçã; 2 colheres de sopa de mel; 4 galhinhos de tomilho fresco; 1,5 kg de lombinho de porco desossado, sem gordura; ¼ colher de café de páprica; ¼ colher de café de sal; ¼ colher de café de pimenta-do-reino e 2 xícaras de água.

Modo de preparo: leve uma panela grande ao fogo médio e derreta a manteiga. Acrescente as maçãs e as cebolas, refogando até que fiquem macias, por aproximadamente 5 minutos. Passe os ingredientes para uma tigela, adicione o vinagre, o mel e o tomilho e misture bem. Leve a panela de volta ao fogo e doure todos os lados do lombinho por aproximadamente 6 minutos. Adicione de volta à panela a mistura de maçã e cebola, tempere com páprica, sal e pimenta. Vá adicionando a água aos poucos, até o lombinho ficar cozido, aproximadamente 2h. Retire o lombinho da panela, coloque em uma tábua de corte e deixe esfriar por 5 minutos. Corte em 16 fatias e sirva.

Rendimento: 8 porções cada uma com 2 fatias de lombinho e ½ xícara de maçãs.

torta-de-coco-cremosaTorta de coco cremosa
Ingredientes: 1 ¼ xícara de coco ralado; 2 xícara de farinha de trigo; ½ xícara de açúcar; 2 colheres de sopa de manteiga sem sal light; 200 ml de creme de leite light; 1 ovo; ½ xícara de açúcar; ¼ colher de café de sal e 1 ½ colher de café de essência de baunilha.

Modo de preparo: espalhe o coco ralado em um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 180°C até que esteja dourado, mexendo de vez em quando, por aproximadamente 5 minutos. Retire do forno e reserve.Enquanto isso, misture a farinha de trigo, o açúcar, as amêndoas e a manteiga com as pontas dos dedos até virar uma farofa. Distribua em uma forma de aro removível untada e leve ao forno por 10 minutos. Em uma panela media, misture o creme de leite, o ovo, o açúcar e o sal. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire do forno, acrescente uma xícara do coco tostado e a essência de baunilha e misture bem. Coloque sobre a massa, ainda na forma, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Retire da forma, polvilhe com o restante do coco ralado tostado e sirva.

Rendimento: 10 fatias

DICAS ESPERTAS PARA NÃO EXTRAPOLAR NAS FESTAS!
– Comece montando a mesa utilizando uma variedade de frutas frescas ou secas como nozes, castanhas assadas, pastas saudáveis, queijo branco temperado e torradas de pão integral. Quanto mais colorida e variada, mais atrativa para seus convidados!

– Opte por cortes magros de carne, como peito assado de frango ou peru sem pele e substitua o tender pelo lombinho assado. Utilize rodelas de abacaxi, figos e ameixas como decoração.

– Faça acompanhamentos saudáveis como saladas variadas com molhos a base de ervas, arroz integral com legumes, legumes assados, farofa com cenoura no lugar da farofa de bacon.

– Troque o bolinho de bacalhau por saladas com bacalhau em lascas e grãos, como feijão fradinho ou grão-de-bico. Bacalhau assado no forno com rodelas de tomate, cebola e pimentão também irá fazer sucesso!

– Você também pode fazer um delicioso ponche de frutas substituindo o vinho por suco de uva ou maçã e acrescentando frutas frescas como morango, kiwi e maçã cortadas em cubos.