Desafio de verão: corpo perfeito em 45 dias
18 de novembro de 2013
Barriga dos Sonhos
7 de Abril de 2014
Mostrar Todos

Luiza Valdetaro: joia rara

Ela tem um rostinho de menina, uma simpatia contagiante e um corpo de fazer inveja a qualquer mortal. No ar como Hilda, uma aspirante à cantora, na novela Joia Rara, Luiza Valdetaro, com apenas 28 anos, já mostra que tem talento não só como atriz, mas também como mãe, esposa e beldade.

Se alguém tinha alguma dúvida de que Luiza Valdetaro era apenas um rostinho bonito na televisão, agora não tem mais. Em sua oitava novela, sem contar os seriados, a loira já mostrou a que veio e enche os olhos dos telespectadores, não só pela sua interpretação, mas também pela sua beleza.

Casada com o empresário Alberto Blanco e mãe da pequena Maria Luiza, 5 anos, a gata consegue conciliar a carreira e a maternidade sem deixar os cuidados com o corpo de lado. Prova disso são os seus 49 kg muito bem distribuídos em 1,68 m de altura – uma inspiração para as mulheres que querem conquistar um corpo sequinho e uma barriga chapada depois da gestação. Para conquistar esses atributos, esforço e dedicação são duas palavrinhas que não faltaram no dia a dia da atriz. Sob o comando do personal trainer Fabio Amed, ela aposta em exercícios funcionais e de isometria, que privilegiam as repetições para manter as pazes com a balança.“Não acredito em fórmulas perfeitas, mas, sim, na consciência e o equilíbrio entre alimentação e exercícios físicos.”

Sua rotina consiste em exercícios localizados, três vezes por semana, por pelo menos uma hora; aulas de mixed training crossfit, um circuito que envolve ginástica, levantamento de peso e atletismo e visa trabalhar do equilíbrio à resistência cardiovascular; além de 30 minutos de corrida. Mas as atividades não param por aí: Luiza também pratica equitação.“Apesar de ajudar a manter a forma, não encaro a equitação como malhação. É na verdade uma grande terapia, um afago para a alma”, conta a atriz, que é adepta de usar pouco peso na musculação para deixar o shape mais feminino. “O resultado é um tipo de corpo que me agrada, pequeno, enxuto, mas durinho, com rigidez e sem criar músculos”, diz a gata.

 

De olho no prato

Ao contrário do que muitas mulheres dizem a seu respeito, Luiza reconhece que não é uma das privilegiadas pela genética, sendo necessário disciplina e foco nas atividades físicas para queimar as calorias extras. Apesar de revelar que não existem alimentos proibidos em seu cardápio, a loira sabe que ter bom senso na hora de montar o prato é fundamental. Além disso, ela está sempre atenta às novidades e às descobertas na área da nutrição. “Eu como muita salada, legumes, peixes e produtos integrais, mas nada me impede de atacar uma porção de fritas ou um sorvete de sobremesa, de vez em quando. Quando isso acontece, sei que não estou fazendo bem para o meu corpo, mas quem não é mais feliz ao comer um brigadeiro?”

 

Rostinho de boneca

Por ter sofrido com as espinhas na adolescência, Luiza não abre mão dos cuidados com o rosto, sempre acompanhada das recomendações de sua dermatologista. Sua rotina de ações em prol da pele inclui lavar o rosto, no mínimo, duas vezes ao dia com sabonete próprio para seu tipo de pele, além da aplicação de creme na parte da manhã e ácido à noite, sempre renovando as marcas utilizadas.“Minha dermatologista, Juliana Neiva, está sempre atenta aos novos produtos do mercado, que trazem formulações cada vez mais modernas e eficazes”, conta a atriz que também já apostou no laser para amenizar as manchas.

Mas os cuidados não param por aí. Dormir der maquiagem, nem pensar, e sair de casa sem protetor solar está fora de cogitação. E quem pensa que a mesma atenção dada ao rosto é destinada ao corpo está muito enganada.“Eu confesso que deixo a desejar nesse quesito. Não passo nem creme, nem óleo. Não passo nada no corpo, mas estou com esse item na lista de hábitos a serem incorporados. Prometo me empenhar nisso”, confessa Luiza.

 

Bisturi na medida

Sem nunca ter feito nenhuma intervenção plástica, a gata afirma que não tem nada contra, desde que o procedimento seja realizado com bom senso e limites.“Hoje, eu não faria. No futuro, quem sabe? Cada vez mais vejo pequenas intervenções com técnicas novas feitas por bom profissionais, que permitem que as pessoas envelheçam de forma natural, ou seja, amenizando as marcas do tempo de forma suave. O que não dá é a pessoa brigar com o inevitável. Todos nós teremos rugas. O mais importante é envelhecer de forma saudável e com a cabeça boa, dando prioridade às coisas certas.”

 

Loiro saudável

Por ser dona de fios bem fininhos e claros, Luiza gosta de investir em xampus e condicionadores específicos para o seu tipo de cabelo, que garantem mais volume e saúde para o tom loiro. Além de intercalar as marcas para um melhor resultado, a atriz tem apostado com tudo nos finalizadores que ajudam a texturizar, dando ainda mais vida às madeixas.“Descobri que os cuidados com o cabelo não se resumem apenas ao banho. Os produtos para depois, como leave-in e reparador, são ótimos. Tenho gostado muito.”

Escolha certa

A gata bem que tentou seguir outra profissão. Mesmo já fazendo um comercial aqui outro ali, na hora de prestar vestibular optou pelas artes cênicas na Unirio e fonoaudiologia na UFRJ. No início, até tentou conciliar os dois cursos, mas nesse mesmo período o destino conspirou a favor de seus fãs e surgiu sua primeira novela, celebridade, e se a vida já estava corrida, Luiza não teve outra opção a não ser escolher entre uma coisa e outra, ficando com a arte. Após inúmeros papéis, Luiza agora mostra todo seu talento interpretando a personagem Hilda, na novela Joia Rara, uma aspirante à cantora, de família rica e conservadora, que corre atrás de seus sonhos com muita garra. “Sempre fui muito ligada à música, em geral. Durante a faculdade tínhamos aulas de voz e técnicas de canto.  Quando surgiu a Hilda, tive que ir além. Estou fazendo aulas com a preparadora vocal de novelas Ester Ellias e com a cantora e minha amiga Taís Alvarenga.”

Louca para atuar no cinema, a atriz revela que existem projetos para as telonas, mas que ainda não podem ser revelados, já que é preciso conciliar as gravações do longa com a novela. “Estou na fase dos dedos cruzados, então, torçam por mim que logo conto as novidades.”

 

Mãe, atriz e esposa

Conciliar as tarefas de atriz, mãe e esposa, realmente não é uma coisa fácil. Apesar de já ter cinco anos e ser cada vez mais independente, a pequena Malu ainda exige muita atenção de Luiza, por isso, mesmo quando está gravando, a atriz liga para saber se almoçou, se escovou os dentes e o que está fazendo. “Longe das câmeras, me dedico totalmente à família, com algumas fugidinhas para cuidar de mim. Hora em que aproveito para dar uma corrida na praia ou almoçar com as amigas”, conta a loira.