Projeto Cintura Fina
22 de maio de 2018
Giovana Cordeiro
23 de maio de 2018
Mostrar Todos

Solange Frazão

Solange Frazão sempre foi um exemplo de corpo perfeito. E hoje, aos 55 anos de idade não é diferente.

Por: Malu Bonetto

Ela é mãe de três filhos, tem três netos, dez títulos de beleza – entre eles, o Miss São Paulo e o segundo lugar no Miss Brasil, ambos em 1982 –, está negociando um novo programa para a televisão aberta e, em breve, vai estrear seu novo programa no Youtube sobre saúde e bem-estar. Ela é musa fitness desde seus 18 anos, quando ingressou no mundo da beleza e começou a trabalhar como modelo. Hoje, aos 55 anos, Solange Frazão sabe que não pode bobear com os cuidados com a saúde, grande responsável pela sua boa forma: 60 kg bem distribuídos em 1,70 m de altura. “Lógico que aos 30 anos tudo é mais fácil. O metabolismo é acelerado, os hormônios funcionam em equilíbrio, as respostas aos treinos são imediatas, temos mais energia e disposição. Mas tenho um segredo que ja-mais abandonei e que é infalível para que tudo continue igual, mesmo com o passar dos anos: a disciplina diária. Por isso, tento manter uma rotina saudável e nunca abandonei meu tripé, que são exercícios, alimentos saudáveis e descanso. Aprendi, com o decorrer dos anos, a sabedoria da meditação, ela é transformadora e essencial para que hoje eu seja emocionalmente equilibrada e segura.”

Um dos momentos que aterroriza as mulheres é a menopausa, fase que Solange está tirando de letra. “Não senti os calores e cansaço que muitas mulheres sentem. Para mim tudo está melhor ainda do que sempre esteve, a menopausa vem acompanhada da maturidade emocional e profissional e ainda tem um plus, que é a ausência daqueles ciclos chatos que nos acompanham mês a mês.”

Paixão pelos exercícios

Solange conta que aos cinco anos de idade já fazia natação; dos sete aos 14, ballet; e depois, até os 19, jogava vôlei, handball e tênis. “Fazer atividade física é importante para termos mais vitalidade, disposição, força, memória, alma leve e felicidade, de maneira geral. Faço atividade física diariamente, revezo um tipo de atividade por dia, como MMA, alongamento, dança e defesa pessoal. Aos finais de semana descanso ou faço caminhadas na praia ou parques.”

O abdômen trincado é resultado de muita dedicação. “Ele é consequência da qualidade de vida. De duas a três vezes por semana faço de 4 a 5 séries de 15 repetições de abdominais. Misturo os abdominais com pesos, que variam de 5 a 20 kg, dependendo das séries e do exercício. Faço variações bem diferentes do exercício para não condicionar muito o mesmo músculo.”

Segredinhos de beleza

Assumidamente viciada em cremes, Solange conta que adora se lambuzar com hidratantes, não abre mão do protetor solar e produtos antimanchas e sempre lava o rosto com água fria ou gelada. Apaixonada por maquiagem, ela dá preferência aos tons nudes, mas investe em sobras esfumadas e brilhantes para noites especiais.

Cabelo de diva

Qual parte do corpo da Solange você acha que ela mais gosta: o abdômen bem definido, as coxas torneadas ou o bumbum durinho? Pasmem, ela diz que são os fios naturalmente lisos, brilhantes, fininhos. “Lavo o cabelo a cada dois dias com produtos específicos para raiz oleosa e pontas secas e a cada 15 dias aplico uma máscara de hidratação. Também corto os fios a cada quatro meses e faço luzes a cada seis meses porque adoro a raiz natural e as pontas mais claras.” Ah, e ela dá uma dica: o mais importante é escovar os fios ao acordar e antes de dormir e evitar ao máximo o uso de secador e chapinhas.

Dieta equilibrada

Ela diz que nunca enfia o pé na jaca! Solange mantém uma alimentação regrada livre de açúcar, fritura, embutidos, refrigerante e farinha branca. “Evito tudo que é artificial, dou preferência aos produtos sem lactose e sem glúten e às carnes brancas e vermelhas. Aprendi com minha nutricionista, Lais Murta, e meu endocrinologista, Guilherme Renk, que é importante consumir proteínas porque elas são essenciais para a formação de músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo.” Além disso, há dez anos, Solange consome geleia real (considerado o mel mais puro), que tem ação antioxidante e previne o envelhecimento das células; e há dois anos, não ingere lactose e sente a pele mais firme e com menos celulite. A musa também revela que bebe dois litros de água diariamente.

Tratamentos estéticos e plástica como aliados

A dermatologista Kátia Volpe conseguiu conciliar as sessões de tratamentos estéticos com a agenda corrida da gata. “Como busco procedimentos que garantem resultado natural, prefiro fazer os que estimulam a produção do colágeno e os que têm ação antimanchas. Também já apliquei toxina botulínica no canto dos olhos e na testa, para prevenir as marcas de expressão, e faço tratamentos a laser para flacidez e ruguinhas.” E como os seios ficaram flácidos e menores depois de amamentar os três filhos, em 2005, Solange se submeteu a uma cirurgia para colocar próteses de silicone de 280 ml.