NOVIDADE: preenchimento facial que combina lidocaína e ácido hialurônico para acabar com as rugas
10 de março de 2017
#BumbumNaNuca
15 de março de 2017
Mostrar Todos

Cheia de Curvas

Aos 30 anos e comemorando a repercussão da sua personagem em Sol Nascente, Maria Joana exibe uma boa forma conquistada com muita dedicação, malhação e alimentação saudável. Mas claro que ela tem seus segredinhos, e isso que fomos descobrir.

Por: Malu Bonetto

São sete anos de carreira, mas somente agora Maria Joana pôde interpretar um personagem que explorasse todo o seu potencial artístico. A morena chamou a atenção do público e da crítica ao vivenciar Carolina, uma vilã sensual, na novel global Sol Nascente. Mas para ter essa oportunidade profissional, Maria batalhou bastante: logo depois de se formar na faculdade de Teatro, cursou a Oficina da Globo e, em 2010, estreou na telinha como Maria da Glória Mourão, em Araguaia. Em 2014, viveu a Nat, em Malhação, Foi justamente nessa época em que descobriu a sua paixão pelo muay thai – esporte que sua personagem praticava na novela teen -, e que treina até hoje, com o professor Rafael Barcelos, na BodyTech. “Sempre fiz muito exercício físico. Durante nove anos fiz jazz, depois me dediquei ao yoga. Também amo correr e descobri a musculação por indicação médica e, hoje, não abro mão da minha personal trainer Fernanda Manhães.”

“Você é o que você come…” 

Durante sua participação em Malhação, Maria revela que ganhou 5 kg de massa magra e deixou o corpo mais musculoso, já que tinha tudo a ver com a personagem. Mas assim que recebeu o convite para dar vida à Michele, de Além do Tempo, voltou à antiga forma física com a ajuda da nutricionista Fabiana Felippe (RJ). “Sempre achei que a frase ‘você é o que você come’ fosse clichê, mas agora sei que isso é verdade. Para uma vida mais saudável, é preciso ficar de olho na alimentação e praticar exercício físico regularmente. Com a minha nutricionista, aprendi que queijo minas, que achava ser supersaudável, na verdade, é gorduroso; e o shoyou, um veneno para quem tem retenção de líquido, como eu”, conta a atriz, que não é muito fã de doce nem de chocolate. “Mas em compensação, sou um dragão com salgado. Amo empadão e sou viciada em batata frita. Festa de criança, então, é uma perdição. Já começo a sonhar antes com minipizza, cachorro-quente. Nessas ocasiões, saio da dieta e no dia seguinte compenso.” Desde então, Maria revela que mantém o mesmo peso: 60 kg, o que é perfeito para o seu 1,67 m de altura.

“Se é bom, temos de dividir com as pessoas”

Fã dos tratamentos estéticos, ela conta que sempre experimenta as novidades da Clínica Goa (RJ), principalmente as que visam combater a celulite e a gordura localizada. Mas ela adora mesmo é submeter-se a sessões de drenagem linfática e massagem modeladora. Recentemente, testou a criolipólise, para queimar os pneuzinhos dos flancos e amou os resultados. Outro procedimento que fez há pouco tempo foi a aplicação de toxina botulínica tipo A nas axilas, com a cirurgiã plástica Bianca Ohana (RJ). “Sempre transpirei muito nas axilas e isso me incomodava. Às vezes, durante as gravações, tinha de parar porque havia aquela ‘mancha’ inconveniente. Foi uma das melhores coisas que fiz !” A gata também aplicou a toxina botulínica na testa para prevenir que duas linhas de expressão, que apareciam mesmo em descanso se tornassem rugas mais profundas. “Estou na fase de prevenção, muitas pessoas fazem procedimentos ou tratamentos e não contam. Eu já acho que, se é bom, tem que dividir, mesmo porque tem gente que nem sabe que existe esse tipo de recurso.”

O bisturi também foi um aliado e tanto para Maria Joana conquistar o visual que exibe atualmente. Em 2013 ela submeteu-se a uma cirurgia plástica para colocar próteses de 250 ml de silicone nos seios. “Nunca me incomodei com o tamanho dos meus seios, mas na novela Flor do Caribe eu fazia muitas cenas na praia e, quando me via no vídeo, comecei a pensar que poderia ter mais volume nos seios. A novela terminou em setembro, operei com meu primo, que é cirurgião plástico, no início de dezembro.”

Dicas da Maria

A morena tem seus segredinhos de beleza e compartilhou cada um deles com a gente.

  • Chás para driblar a retenção de líquido: diariamente, a partir das 14 horas – por recomendação da nutricionista – , ela bebe um litro de chá – que pode ser gelado de hibisco com gengibre em pó e canela em pau ou chá-preto com limão e um pouco de chá-verde; ou morno de cavalinha com chá-verde. “Como o de cavalinha é muito diurético, no dia a dia, acabo tomando mais o de hibisco.”
  • Faça da água sua melhor amiga: em função da grande retenção de líquido – há dias em que ela precisa gravar uma cena de continuidade, e o anel do dia anterior não entra no dedo – ela precisa beber mais água do que os dois litros recomendado. “Comprei uma garrafinha linda e não me separo dela, assim lembro e acabo tomando diariamente três litros de água mais um de chá.”
  • Tire a maquiagem com óleo mineral: a atriz conta que aprendeu esse truque com a mãe, que pratica desde muito nova. “Como ele é 100% natural, não agride a pele, pelo contrário, ajuda a hidratá-la.” Depois de retirar todo o make com esse produto, ela lava o rosto com sabonete neutro e, na sequência, passa o tônico para tirar qualquer resíduo que possa ter ficado.
  • Tenha água termal na geladeira: pela manhã, ainda sem qualquer produto na pele (nem mesmo o inseparável protetor solar), ela borrifa a água termal que está sempre geladinha. “Muita gente não sabe, mas ela tem um poder milagroso na pele. Mas quem não tem esse produto pode tranquilamente trocá-lo pelo soro fisiológico, que também é ótimo.”