Dossiê do Silicone
12 de janeiro de 2018
Camila Rodrigues
12 de janeiro de 2018
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Carla Díaz

Ela cresceu diante dos telespectadores, emendando uma novela atrás da outra. Mas foi como a sensual periguete Carine, na novela A Força do Querer, que o público se deu conta da belíssima mulher que a atriz Carla Díaz se tornou. Dona de um shape sequinho, a estrela da Rede Globo nos contou seus segredos de beleza e revela o “intensivão” que está fazendo para ganhar massa muscular e estrear em grande estilo na Sapucaí, como musa da Grande Rio.

Por: Malu Bonetto

Aos 27 anos de idade, Carla Díaz tem um currículo capaz de deixar muita atriz com inveja: são 25 anos de carreira, 16 novelas, 12 peças de teatro e mais de 300 comerciais. “Minha família diz que sempre fui muito extrovertida, tanto que, quando tinha dois anos, minha mãe me levou a uma agência onde fiz um ensaio fotográfico e, em pouco tempo, foram surgindo as campanhas publicitárias. Lembro que minha primeira aparição na televisão foi no comercial de um grande banco anunciando a mudança da moeda brasileira para o Real.” Pouco tempo depois, aos quatro anos, veio o
convite para a novela Éramos Seis, no SBT e, aos seis anos, viveu sua primeira personagem de destaque: a Maria, na novela infanto-juvenil Chiquititas. Mas foi, em 2001, como a Khadija de O Clone que o sucesso e reconhecimento do público veio com tudo. Quem é que não se lembra do famoso bordão “Inshalá, muito ouro” repetido pela atriz ao longo da trama?

A menina cresceu

Quinze anos se passaram, aquela adolescente loirinha se tornou um mulherão e chamou a atenção de todos ao exibir um corpo escultural nos modelitos de Carine, personagem que disputava o amor de Rubinho (Emílio Dantas) com a Bibi Poderosa (Juliana Paes), na novela A Força do Querer, da Rede Globo. Para dar vida a essa personagem, Carla revela que se jogou com tudo nas aulas de funk, “Ele foi a minha base para montar o jeito de caminhar, os trejeitos e até a maneira de Carine jogar o cabelo.”

A atriz, que tem 1,53 m de altura e pesa 45 kg, confessa que também investiu na malhação para exibir o corpão na telinha com total segurança. “Antes de receber o convite para a personagem, eu não estava treinando. E confesso que por estar de férias, também não estava mantendo uma alimentação muito regrada… Mas assim que soube que iria aparecer com roupas justas e curtas, procurei uma equipe multidisciplinar para conquistar uma silhueta mais sequinha para a personagem.”

Empenhada em seguir direitinho as orientações dos profissionais que a acompanharam nesse processo pré-Carine, a atriz logo viu seu corpo – que sempre foi magrinho – ganhar um delineado mais definido. Feliz com os resultados, ela não parou mais de malhar e de cuidar da alimentação, mantendo esses hábitos saudáveis até hoje. A diferença é que agora o objetivo da atriz é outro – quer ganhar mais resistência cardiorrespiratória e um shape mais tonificado para desfilar no Carnaval 2018, pedido atendido prontamente pelo seu personal trainer, Fernando Pipow (RJ), responsável pelo treino da gata. “Por causa da correria do dia a dia da Carla, optamos por malhar quatro vezes por semana, sem intervalo pré-definido entre um treino e outro. E não dou tanta intensidade aos músculos, mas, sim, à parte aeróbica e ao treino de abdômen”, explica o personal, que também costuma adaptar o treino quando a loira está viajando, para que ela possa fazer os exercícios no hotel.

Apesar de desfilar na escola carioca Grande Rio desde 2012, ano que vem será a primeira vez que a loira aparecerá como musa. E como em toda estreia, ela se diz ansiosa. “Só posso adiantar que o enredo será o Chacrinha, a Juliana Paes será a Madrinha de Bateria e eu venho no chão, na frente de um carro alegórico. Será muita responsabilidade, espero corresponder às expectativas e mostrar samba no pé.”

Vaidade namedida certa

Fã incondicional de massagem relaxante e drenagem linfática, a atriz conta que se a agenda permitisse, faria uma dessas técnicas por dia, por prazer e para amenizar a retenção de líquido, que ela dribla com a ajuda de chá de hibisco com cavalinha gelado.

Ciente de que é preciso seguir uma rotina de beleza para manter a pele do rosto sempre em dia, Carla não bobeia nessa hora. Ela borrifa água termal e usa protetor solar em gel e sabonete facial específico para sua pele – que tem tendência a ser oleosa. Talvez por conta da pouca idade, ela ainda não tem a preocupação com as rugas e linhas de expressão que tanto assombram a ala feminina. Os fios também ganham atenção especial, e, uma vez por semana, vai ao salão Blush Hair (RJ), hidratar as madeixas loira-acinzentadas, que são realçadas com mechas. “Gosto de ir ao salão porque em cada momento meu cabelo precisa de algum cuidado específico e não quero viciá-lo com determinados produtos.” No quesito maquiagem, sempre tem à mão o BB Cream, da L´Oreal Paris; a máscara para cílios Sensacionais, da Maybelline; e pó bronzeador Délice de Poudre, da Bourjois. Mesmo sendo vaidosa assumida, Carla não deixa que isso vire uma neurose em sua vida. “Sou da teoria que temos de ser feliz com o corpo que temos. Se você não está feliz com o seu, busque uma maneira de melhorá-lo, mas, óbvio, sempre com acompanhamento médico e bom senso. Sou feliz, gosto do meu corpo e, confesso que quando tenho vontade de comer chocolate, não me privo, mas não como a barra inteira e todo dia.”

Inspire-se na gata

Se assim como Carla Díaz, você também deseja conquistar um corpo mais torneado para o Carnaval, que tal seguir o programa elaborado pelo personal trainer da atriz, Fernando Pipow? O treino a seguir, que deve ser feito quatro vezes por semana, é bem parecido com o da loira, mas adaptado para que qualquer pessoa consiga fazer, de acordo com o próprio preparo físico. Você pode repetir esse plano até atingir seu objetivo e toda vez que sentir que os movimentos estão ficando muito fáceis, aumente um pouco a carga. Lembre-se de descansar 30 segundos entre uma série e outra. Pronta para ir à academia?

Série A – Foco nos quadríceps e abdômen

Escada: 10 minutos para aquecer
Agachamento no Smith: 4 séries de 10 repetições
Cadeira extensora: 4 séries de 10 repetições
Leg press: 4 séries de 10 repetições
Cadeira adutora: 4 séries de 15 de repetições
Agachamento Sissy: 6 repetições
Abdominal supra e infra: 7 séries de 20 repetições
Transport: 25 minutos

Série B – Trabalho de costas, ombro, bíceps e tríceps

Bicicleta ergométrica: 10 minutos para aquecer
Puxada aberta Pulley: 4 séries de 15 repetições
Extensão de ombros no cabo: 4 séries de 13 repetições
Rosca Bíceps com barra reta: 3 séries de 20 repetições
Rosca com corda no Cross Over: 3 séries de 10 repetições
Tríceps francês com anilha: 4 séries de 12 repetições
Tríceps no Cross Over: 3 séries de 10 repetições
Esteira: 30 minutos, em velocidade média

Série C – Dia de posterior de coxa, glúteos e panturrilhas

Bike Spinning: 10 minutos para aquecer
Passada ativa segurando haltere ao lado do corpo: 4 série de 12 repetições
Mesa flexora Drop Set: 4 séries de 8 repetições
Leg Press horizontal: 4 séries de 10 repetições
Stiff com barra: 4 séries de 11 repetições
Extensão de quadril no cabo: 5 séries de 12 repetições
Flexão plantar na máquina: 5 séries de 20 repetições
Cadeira solear: 5 séries de 10 repetições
Esteira: 15 minutos

Série D – Força no cardio e abdômen

Hiit (pode ser bike): 25 minutos
Abdominal supra: 4 séries de 15 repetições
Abdominal infra: 4 séries de 15 repetições
Abdominal oblíquo: 4 séries de 15 repetições