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Pronta para o mergulho!

natacao

A natação é um esporte completo, ela mexe com todos os grupos musculares e ainda proporciona uma boa queima calórica. Mas se você ainda precisa de mais motivos para incorporar essa atividade no seu dia a dia, nós te falamos!

 

Nadar faz bem para o corpo e para a mente, já que é possível se livrar do estresse enquanto damos umas boas braçadas. Além disso, essa modalidade pode ser praticada por pessoas de todas as idades e, segundo a especialista Kelly Lícia, professora da Bio Ritmo, a atividade tem ainda mais benefícios a oferecer. “Por ser praticada na água, a natação é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar, despertando uma sensação de prazer e bem-estar. O esporte é um excelente aeróbico, devido ao esforço físico de se movimentar e respirar dentro da piscina, e isso faz com que a modalidade seja ótima para desenvolver a atividade cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, deixando o coração, artérias e pulmões mais saudáveis”, comenta Kelly.

A professora ainda alerta que a natação também é uma boa alternativa para complementar o treino de outros esportes, como o de corrida, já que ela aumenta a capacidade cardiovascular e auxilia a recuperação dos músculos, além de ajudar no desenvolvimento e condicionamento físico. “A atividade aquática também auxilia em uma melhor respiração para o atleta se desenvolver nas pistas com eficiência e suavidade”, complementa Lícia.

Para a prática da natação, a dica da especialista é proteger os olhos e o cabelo dos efeitos do cloro usando óculos e touca apropriada para a modalidade. Além disso, é recomendado realizar uma avaliação física antes de iniciar a prática da atividade. Confira a lista com os cinco principais benefícios da natação:

Melhora a capacidade aeróbica: Como a natação exige muito da respiração, o corpo requer uma grande quantidade de oxigênio.
Melhora de força e tônus musculares: A natação é uma ótima maneira de aumentar força e tônus musculares, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos. Por exemplo, quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move no ar, já o nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, com densidade aproximadamente 12% maior.
Controle do peso: Dependendo da intensidade e da frequência do treino, a natação pode se tornar um dos melhores métodos de queima calórica, manutenção e controle do peso.
Promove a flexibilidade muscular: A modalidade ajuda a manter as articulações saudáveis e reduz o risco de doenças ósseas. Exercícios de baixo impacto mantêm os ligamentos exigidos fluídos e em bom estado.
Ajuda na recuperação de lesões: Isso acontece devido à resistência da água, que faz com que os músculos trabalhem sem a tensão do impacto sentido na colisão contra o chão ou outra superfície.