Ritual de beleza para os namorados
9 de junho de 2016
shakes
Shakes aliados da dieta
13 de junho de 2016
Mostrar Todos

Musculação: mitos e verdades

musculação

As dúvidas sobre a prática da musculação rondam a cabeça de muita gente que pratica (ou pretende começar) essa atividade. Por isso, conversamos com um especialista para esclarecer as principais questões sobre esse assunto

 

Musculação não emagrece

Mito: No momento em que a musculação aumenta o volume muscular, proporciona um aumento do metabolismo, principalmente no repouso, e esse fator faz com que haja uma potencialização do gasto calórico e, por consequência, uma redução de peso.

Para perder peso, devo realizar a musculação antes do trabalho aeróbico

Verdade: O primeiro substrato energético utilizado durante a prática de atividades físicas é o glicogênio. “Como o treino de musculação esgota os estoques de glicogênio dos músculos, ao fazer os aeróbicos logo após o treino de musculação, o organismo será obrigado a utilizar como substrato energético as reservas de gordura corporal”, comenta o professor Leonardo Lima, especialista da Smart Fit.

Musculação vai me deixar muito grande

Mito: A musculação vai fazer com que o tecido muscular aumente o volume, contudo, o tecido de gordura é mais volumoso do que o muscular. Por exemplo, um praticante de musculação com 90 quilos pode ter um volume corporal menor do que um sedentário de mesma altura e peso. “Isso significa que um praticante de musculação pode ver suas medidas diminuírem conforme a evolução do seu treino”, explica Leonardo Lima.

Se você não sente dores no dia seguinte, o treino foi perdido

Mito: A famosa dor após o treino é uma resposta do corpo gerada pela inflamação dos músculos que pode simplesmente parar de acontecer quando o corpo se acostuma. Portanto, nem de longe, a dor é um marco confiável de progresso.

Qualquer pessoa pode fazer musculação

Verdade: O que muda é a diferença de um treino para o outro, a periodicidade e intensidade das atividades que serão realizadas. Os exercícios levam em consideração a individualidade de cada pessoa.

Idoso deve priorizar musculação ao aeróbico

Verdade: O mais importante é que a pessoa, independentemente da idade, faça o exercício que lhe traga mais satisfação e que essa prática seja contínua. Estudos comprovam os benefícios da musculação para pessoas da terceira idade devido ao fato de que, naturalmente, o idoso tem uma perda de massa muscular. Além disso, a musculação traz inúmeros benefícios, como a diminuição de dores articulares e aumento da disposição.