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Malhação nas férias

Mês de julho é sinônimo de viagens, crianças em casa, refeições fora de hora e férias da academia. Mas isso não significa que você precisa ficar sem treinar. Confira abaixo como malhar mesmo durante as férias

Seja no hotel, na rua ou em casa há, sim, como se exercitar. Então, nada de desculpa e, ao arrumar as malas não esqueça do tênis para corridas ou caminhadas e roupas de banho, além de alguns objetos funcionais que vão te ajudar a realizar os mais variados treinos. Entre os itens mais práticas para levar na bagagem estão:

TRX: “É um item prático, compacto e pode ser usado em qualquer lugar. É um equipamento completo, que trabalha todas as regiões do corpo”, explica a professora de educação física Damaris Dias, da rede de academias Smart Fit.  Segundo o especialista, o equipamento trabalha força, resistência, equilíbrio e coordenação motora.

Mini Ball: é um equipamento de fácil armazenamento na mala e pode ser inflado e esvaziado proporcionando mais espaço e pouco peso. O aparelho colabora no ganho de força, equilíbrio estático e recuperado, além de resistência muscular. “Pode ser utilizado deitado ou em pé. Dependendo do movimento, trabalha adutores, peitorais, glúteos”, comenta Damaris Dias.

Mini Band: item compacto que promove variáveis de intensidade conforme seu uso e característica.
“Para trabalhar força, resistência e força isométrica, é possível utilizar o produto envolvido nos tornozelos, braços ou apoiado sob um dos pés e utilizando um dos braços para ativar abdutores, glúteos e musculatura abdominal”, explica Damaris.

Corda: indicada para trabalhar coordenação, queima calórica, agilidade e equilíbrio, além de membros inferiores e, principalmente, o core, é de fácil manuseio e ocupa pouco espaço na bagagem.

Agora, se você não tem nenhum desses acessórios para levar na viagem, pode ficar tranquila! A osteopata Cristiana Monteiro de Carvalho (RJ) ensina alguns exercícios fáceis de fazer com itens que você encontra na casa de veraneio ou no hotel, como toalhas e banquinhos. Esses exercícios podem ser realizados em três séries de 20 repetições.

Abdominais: estenda uma toalha no chão e varie seus exercícios abdominais, sempre tendo cuidado com a amplitude do movimento e observando se não está forçando nenhum segmento de sua coluna.

Agachamentos: com a ajuda de um banquinho, você pode fazer o movimento de sentar e levantar (sempre observando se sua coluna está reta e não passando de 90 graus de seus joelhos)

Panturrilha: em pé, faça elevação dos calcanhares (com os joelhos esticados) para trabalhar as panturrilhas.