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Exercícios definitivos para trincar o abdômen

Definir o abdômen é o desejo de muitas pessoas, mas nem todas conseguem manter o ritmo para alcançar o shape. Segundo a professora de educação física Ana Maria Grechi, o segredo é a regularidade nos treinos: três vezes por semana é o ideal. Ela desenvolveu um planejamento com os melhores exercícios para trabalhar a região.

É importante seguir as instruções corretamente para evitar lesões e se atentar às necessidades de cada condicionamento físico. “Se a pessoa segurar um peso na mão para dificultar o movimento, poderá fazer menos repetições”, ressalta Grechi, que ainda pede atenção para a alimentação: “A dieta é um fator determinante para o resultado, principalmente quando se trata de definição abdominal”.

A professora selecionou quatro exercícios que trabalham angulações musculaturas diferentes do abdômen: reto abdominal, transverso e oblíquo. “Desta forma, para uma série de movimentos voltados a esse músculo, eles se completam”, explicou.  

Cada bloco é composto por um exercício. O número de repetições de cada um pode variar entre 10 a 16, dependendo do nível da pessoa, podendo ser praticados de 2 a 5 séries.

Abdominal rolinho

Posição inicial: joelhos no chão e cotovelos semi-estendidos. Manter o rolo no centro do corpo, próximo aos joelhos. Realizar o movimento para frente, até alinhar o tronco com o quadril; realizar uma leve flexão do tronco para a volta do movimento. Cuidado para não projetar quadril para trás e concentrar toda força no abdômen.

Infra prancha declinado

Com os joelhos estendidos, realizar a flexão de tronco, elevando as pernas, controlar o movimento na descida até alinhar as pernas com o tronco. Pode ser feito com joelho flexionado (para iniciantes).

Canivete no solo com bola

Joelhos e cotovelos estendidos, realizar flexão de tronco e quadril, os braços e pernas se encontram no meio do movimento, controlar a volta, sem encostar os pés no chão.

Abdominal twist com bola

Deitado com o tronco a 45 graus, realizar a rotação de tronco mantendo a bola no centro do corpo e os joelhos flexionados com os pés no chão.