Do guerreiro ao bom moço
9 de setembro de 2016
Beleza sem idade
16 de setembro de 2016
Mostrar Todos

Esteira turbinada!

Você sabia que a esteira – sim, aquela velha conhecida da academia – pode ser a sua grande aliada na perda de peso e redução de medidas? Para isso, basta fazer um treino que te ajude a alcançar seus objetivos

A esteira é, sem dúvida alguma, um dos equipamentos mais populares da academia – quem nunca caminhou sobre ela? Justamente por isso que muita gente pensa que ela só é eficaz para o aquecimento e que os aparelhos mais modernos, como o transport, por exemplo, são mais eficientes quando o assunto é queima calórica. Mas esse é um grande engano! A esteira é muito eficaz, sim, para a perda de peso e a redução de medidas. A professora de educação física Natalia Bruzzone, da Smart Fit, criou três treinos para diferentes níveis de condicionamento físico que vão facilitar o alcance desses objetivos.  Segundo ela, para obter bons resultados na esteira, além de ser necessário usar um tênis específico durante a caminhada e a corrida, é preciso manter uma boa postura, com ombros e costas em linha reta e o abdômen firme e contraído. “Dessa forma, o aluno pode progredir gradativamente as velocidades, respeitando os seus limites”, reforça Natalia Bruzzone. Quem está acima do peso, aí vai uma dica extra: o indicado é trabalhar com a esteira inclinada, que diminui o atrito e os riscos de lesões e, ao mesmo, tempo consegue ter um gasto calórico alto.

Para iniciantes ou pessoas acima do peso:
2 minutos de aquecimento
3 minutos de esteira – inclinação no nível de 3%
10 minutos de esteira – inclinação no nível de 6%
“Repita este ciclo duas vezes. A velocidade pode iniciar em 5km/h e ir aumentando enquanto o aluno se sinta confortável”, explica Natalia Bruzzone, da Smart Fit.

Para intermediário:
5 min aquecimento caminhada rápida
10 minutos de corrida leve 5km/h a 7.0km/h
5 minutos de corrida leve 5km/h a 7.0km/h inclinação 3%
5 minutos de trote na inclinação 10%
5 minutos corrida moderada 7.0km/h a 8.0km/h
“O ideal é que o treino não passe de uma hora”, comenta a especialista.

Para avançado:
10 minutos corrida velocidade moderada 7 a 8km/h
10 minutos corrida moderada 7a 8km/h inclinação 3%
2 minutos de tiro velocidade máxima que você consegue alcançar
3 minutos corrida leve para recuperação até 7.0 a 7.5 km/h
2 minutos de tiro velocidade máxima que você consegue alcançar
3 minutos corrida leve para recuperação até 7.0 a 7.5 km/h
“Quem já tem uma rotina de treinos intensa, consegue intensificar a série de exercícios. É importante lembrar que a orientação de um professor é fundamental”, reforça a professora.