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Se você ainda usa a falta de tempo como desculpa para não frequentar a academia, pode começar a pensar em outra desculpa! Bastam 30 minutos do seu dia para fazer um treino caprichado

Por Malu Bonetto

Sucesso entre pessoas que não dispõem de muito tempo, já que a aula dura apenas 30 minutos, a modalidade HIIT (High Intensity Interval Training) ou Treino Intervalado de Alta Intensidade promete eliminar de 500 a 700 calorias por aula, que é feita em circuito funcional. Rápida e intensa, essa aula pode variar diversos estímulos como exercícios funcionais, aeróbicos, saltos, deslocamentos exercícios localizados que exigem grandes grupos musculares, o que propicia a queima gordura e o melhor, proporciona ao metabolismo uma maior perda de gordura quando comparado com o exercício contínuo.
Por conta da maior intensidade, o treino vai proporcionar o efeito EPOC (Excesso de Consumo de Oxigênio) pós-exercício, o que provoca um aumento da atividade metabólica, que pode durar até 15 horas em casos como esse, de atividade intensa e intervalada. “Quando realizamos os exercícios em máxima intensidade por um curto período de tempo, intercalados com momentos de descanso mais carboidrato durante o exercício, mas vai metabolizar mais gordura durante o descanso. E, o treino intervalado de alta intensidade ajuda a diminuir a vontade de comer doces e alimentos gordurosos”, enfatiza o educador físico Marcelo Santana, coordenador da Planet Sport Academia.
“E o melhor, devido a maior intensidade dessa modalidade de aula, o treino vai aumentar o seu consumo de oxigênio pós-exercício propiciando, assim, um aumento do metabolismo, que vai durar aproximadamente 24 horas, dependendo da intensidade e duração do treino”, complementa a professora Giuliana Moreira. Portanto, o indivíduo gasta mais carboidrato durante o exercício, mas vai metabolizar mais gordura durante o descanso. Ainda entre os benefícios, o treino intervalado de alta intensidade atua como inibidor de fome. Isso, porque o aumento da concentração da adrenalina inibe a fome e ajuda a perder gordura, inclusive, abdominal.
A esteira e bicicleta ergométrica são duas boas aliadas para a prática do HIIT. Usando a inclinação e velocidade adequadas, no caso da esteira, e o aumento de carga e velocidade, na bike, é possível incrementar o treino e montar uma boa sequência de atividades.