Luiza Valdetaro: joia rara
18 de novembro de 2013
Karina Bacchi: garota show de bola
7 de Abril de 2014
Mostrar Todos

Barriga dos Sonhos

Com a ajuda do bisturi e de exercícios físicos, é possível exibir o abdômen que você quiser: sequinho ou sarado. Ficou animada?
Então confira abaixo como conquistar e manter essa região perfeita
Por Malu Bonetto

Abdômen sequinho

Para livrar-se daquelas gordurinhas que insistem em permanecer na região da barriga, a abdominoplastia pode ser uma boa opção. “Mas é importantíssimo saber que essa cirurgia não foca no emagrecimento, mas, sim, em devolver ao abdômen um formato satisfatório. Ela é indicada para mulheres que já engravidaram e que, apesar de estarem com peso adequado, apresentam excesso de pele, alteração de posição e forma do umbigo e flacidez muscular, ou ainda, para as que tiveram perda de peso acentuada”, explica o cirurgião plástico Rodrigo Tanus, da Clínica Livon (SC).

Por dentro da técnica
Sob anestesia peridural ou geral, é feita uma incisão na linha da cintura, que será maior ou menor dependendo da quantidade de flacidez, separando a pele e o tecido gorduroso da musculatura. “Realiza-se o que chamamos de plicatura do músculo reto abdominal, que seria a reaproximação de tal musculatura, com fios de sutura, para que se obtenha o formato anatômico perdido. Após esse passo, remove-se o excesso de pele e tecido gorduroso, faz se a fixação do umbigo e a sutura final”, diz. Durante o pós-operatório, deve-se evitar esforço físico por aproximadamente 60 dias, utilizar um malha compressiva pelo mesmo período, retirando-a somente durante o banho, evitar ficar acamada por muito tempo para evitar tromboses, submeter-se a cerca de 15 sessões de drenagem linfática e evitar exposição solar por cerca de 30 dias.
O resultado esperado, que aparece após cerca de seis meses a um ano, é um abdômen com a musculatura devidamente posicionada e com contornos anatômicos nítidos.

 

Barriga livre de gordurinhas
Para continuar mantendo o abdômen livre de gorduras localizadas, a professora Rafaela Magalhães Martone, da Academia Contours – Perdizes (SP), aconselha investir em exercícios aeróbicos como andar de bicicleta durante 40 minutos, quatro vezes por semana, em dias alternados. Para os iniciantes, caminhar uma hora diariamente, durante um mês. Depois desse período, ela recomenda, também quatro vezes por semana, intercalar cinco minutos de caminhada com dois de corrida até se sentir “apta” a fazer cinco de corrida e dois de caminhada. “Independentemente da atividade física, é preciso ter um dia de descanso e o ideal é mantê-la aos fins de semana, porque ao dar dois dias de intervalo é mais difícil de retomar o ritmo.”

 

Barriga Sarada

As mulheres que preferem exibir a barriga com gominhos, a cirurgiã plástica Karina Gilio (SP) indica a lipoaspiração. Mas essa técnica só é indicada para quem possui uma quantidade pequena de gordura no abdômen, para que os gominhos conquistados com a ginástica apareçam.

 

Por dentro da técnica
“Sob anestesia geral ou local com sedação, é feita uma incisão de 0,5 cm na região umbilical, seguida da aplicação de soro fisiológico e adrenalina para facilitar a quebra e aspiração da gordura na região. Em seguida, é introduzida uma cânula fina para iniciar a aspiração”, explica a Dra. Karina Gilio. A paciente recebe alta no mesmo dia do procedimento, deve utilizar a cinta por dois meses para comprimir e modelar a região e fazer drenagem linfática – no mínimo duas vezes por semana – para diminuir o inchaço local e também ajudar na modelagem.

Aproximadamente dois meses após o procedimento, quando o inchaço diminui, nota-se um abdômen com pouca taxa de gordura. “A lipo normalmente é associada à exibição da musculatura porque o tecido adiposo na região fica muito fino, o que favorece a evidência da musculatura hipertrofiada com a musculação”, complementa.