Fuja dos principais erros cometidos ao usar corretivo facial
22 de setembro de 2017
Três receitas express de sorvete para fazer em casa
22 de setembro de 2017
Mostrar Todos

Aposte na beterraba para impulsionar seu treino

Na hora de malhar, toda ajuda é bem vinda, certo? Pois saiba que a beterraba contém diversos nutrientes e oferece benefícios ótimos para quem gosta de malhar

1. Ela pode ajudar os músculos a obter oxigênio mais rápido
Um estudo publicado em 2015 no American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology mostra que o suco de beterraba diminui o esforço que o coração precisa fazer para levar sangue e oxigênio até os músculos durante os exercícios físicos. “Isso acontece porque a beterraba é uma excelente fonte de nitratos naturais, que o corpo converte em óxido nítrico, um composto que dilata os vasos sanguíneos e ajuda a diminuir a pressão arterial. Isso significa que você pode treinar pesado por mais tempo sem sentir fadiga”, explica a nutricionista Patricia Ruffo, gerente científica da divisão nutricional da Abbott no Brasil.

2. Pode dar uma “forcinha” a mais
Os fãs de exercícios cardiovasculares não são os únicos atletas que deveriam se aproximar da beterraba. “Ao aumentar o fluxo sanguíneo dirigido para os músculos trabalhados, os nitratos da beterraba podem ajudar as pessoas que fazem musculação a conseguir o “inchaço” muscular desejado durante o treino”, conta.

3. Melhora a eficiência de sua oxigenação
Os nitratos da beterraba diminuem o volume de oxigênio necessário para realizar uma atividade física. Isso requer menos esforço do sistema cardiorrespiratório para fornecer oxigênio aos músculos durante a atividade física. Portanto, com a beterraba é possível reduzir de 1 a 2% o tempo de corrida de cinco quilômetros.

4. Pode ajudar a acelerar a recuperação no pós-treino
Os pigmentos naturais responsáveis pela cor da beterraba, chamados betacianina, têm uma poderosa atividade anti-inflamatória e antioxidante. E em 2016, um estudo publicado no European Journal of Applied Physiology mostrou que a beterraba ajuda a diminuir a dor muscular e acelera a recuperação de atletas após um circuito de exercícios intensos de salto.