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10 perguntas que toda mulher que amamenta deve fazer antes de começar a malhar

Uma das principais preocupações das mamães é recuperar a boa forma depois da gravidez. Mas, qual o melhor momento para voltar a fazer atividade física? Ela pode prejudicar a amamentação? Essas e outras dúvidas a especialista em exercícios pós-parto e também mamãe, Gabriela Cangussú, esclarece cada uma delas

 

Quando posso começar a praticar atividade física?
Em geral, para as mulheres que se submeteram ao parto normal, em 30 dias já podem retomar uma rotina de exercícios, começando devagarzinho. Já para aquelas que passaram pelo procedimento de cesariana, normalmente é recomendado esperar 60 dias para voltar à ativa. Mas é importante lembrar que antes de começar a suar a camisa, é preciso ter a liberação oficial do médico.

Exercício físico seca o leite?
De acordo com o estudo de Cary Quinn publicado em 2001, o exercício e a amamentação são atividades compatíveis. O ato de se exercitar não demonstra nenhum efeito prejudicial durante a lactação e não afeta o volume do leite, crescimento, desenvolvimento infantil ou a saúde materna. Pelo contrário, o estudo mostra que as lactantes ativas tiveram melhora na aptidão cardiovascular e sensação de bem-estar. Mas claro, o importante é que as mamães executem os exercícios de forma correta, sem exageros.

Posso amamentar logo depois dos exercícios físicos?
O ideal é amamentar 30 minutos antes do treino ou após, pois há uma diminuição dos níveis de IgA (anticorpo que protege o bebe contra vírus e bactérias) no organismo, entre 10 a 30 minutos após o exercício.

Preciso beber mais líquido?
Como durante o treino se perde muito líquido, é muito importante se hidratar bem, principalmente no dia em que se faz atividade física. Os médicos recomendam que a lactante beba, normalmente, de três a cinco litros por dia. Se ela praticar exercícios regularmente é necessário um aumento de 20% dessa quantidade.

Devo usar um top específico para atividade física?
Durante a amamentação, as mamas ficam maiores e mais pesadas. O ideal é que as mamães usem tops de algodão com boa sustentação para os seios e que se certifiquem de estarem bem firmes.

Posso tomar suplementos durante a amamentação?
Sim, desde que seja acompanhado pelo seu médico.

Quanto tempo por semana posso fazer exercícios, sem prejudicar a amamentação?
Os treinos são importantes para o bem estar, disposição, resistência e para a própria saúde da mamãe. Na fase de amamentação, é preciso ter cuidado para não exagerar no tempo e na intensidade, focando principalmente na hidratação antes, durante e após os treinos. O ideal é treinar cinco vezes por semana, cerca de 15 minutos por dia.

Quais os exercícios mais indicados para quem amamenta?
Não existem exercícios indicados ou contra indicados para quem amamenta. A mãe pode fazer tudo aquilo que não provoque incômodos ou dores.

Posso malhar o peitoral?
Sim. Não há contra indicações para isso, a não ser que sinta dores relacionadas ao exercício. A musculatura fica abaixo das glândulas mamarias e não interfere em nada. Eu treinei durante esta fase normalmente.

Quais cuidados devo ter quando me exercito?
O ideal é sempre treinar em uma intensidade suportável e claro, se alimentar bem, pois o bebe recebe o que a mamãe come. Por último, é importante descansar, ter uma rotina tranquila.