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Nutrição em dose dupla

Sozinhos, eles já são uma delícia e supernutritivos. Juntos, então, resultam em uma verdadeira explosão de sabores e acabam potencializando seus benefícios nutricionais. Confira a seguir quais são os “casadinhos” presentes na nossa mesa que agem em prol da nossa saúde

 

iogurte

O iogurte é uma excelente fonte de cálcio e proteínas

Comum nas refeições de milhares de brasileiros, alguns alimentos vem acompanhados de outros por mero costume, como o arroz com feijão, os ovos com batata, o chocolate com morango, o queijo com goiabada e a aveia com iogurte. A nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira explica que alguns alimentos transformam-se em “pares perfeitos” tanto no aspecto nutricional quanto no paladar. “Muitas vezes, a riqueza de nutrientes não está somente em um tipo de alimento, é necessário uma união para que a refeição seja mais rica em vitaminas e saborosa.” A especialista explica a seguir os valores nutricionais e calóricos de cada alimento:

Arroz e Feijão: o arroz é rico em carboidratos, vitaminas e sais minerais, vitaminas do complexo B e, ainda, possui metionina, um aminoácido que ajuda a processar as gorduras e a preservar a função hepática. O feijão, por sua vez, é rico em vitaminas B1, B2, B3 e B9, potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco, magnésio e em lisina, um aminoácido essencial. Apesar de ser uma fonte proteica, sozinho não consegue digerir todas as proteínas que oferece e, quando consumido com outro cereal, como no caso o arroz, consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas. A proporção de 3 colheres de arroz para duas de feijão, possui cerca de 239 calorias.

Ovo e Batata: o ovo é uma fonte proteica, rica em vitaminas e minerais, principalmente pela presença de colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. Ajuda na absorção do colesterol ruim e reduz a fadiga muscular. É bom para memória, concentração, desenvolvimento cerebral e crescimento saudável do feto. Possui, em média, 77 calorias quando cozido (certifique-se a melhor forma de cocção, pois isso muda o valor calórico). A batata é fonte de carboidrato, fibra, vitaminas B, C, E, K, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco. Cada 100g possui cerca de 80 calorias, mas cuidado com o modo de preparo, prefira cozida ou assada.

Aveia e Iogurte: a aveia é rica em proteínas, minerais e fibras, devido à presença de betaglucana, uma fibra hidrossolúvel que passa inerte ao processo digestivo, formando um gel em contato com a água, responsável por ligar ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes. Isso faz com que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares, reduzindo os níveis do colesterol no sangue. O iogurte é rico em cálcio e proteínas. O mais indicado é o desnatado, já que não tem gorduras. O valor calórico do iogurte desnatado é de cerca de 100 calorias. Já duas colheres de sopa de aveia possui cerca de 106 calorias.

chocolate

Rico em flavonóides, o chocolate é um poderoso antioxidante natural

Chocolate com Morango: o chocolate amargo possui muitas propriedades, melhora a saúde do coração e ajuda a combater o estresse, mas consuma os com maior concentração de cacau, devido à presença de flavonóides, que são antioxidantes naturais e ricos em potássio e magnésio. Cerca de 25g do chocolate com 70% cacau possui 136 calorias. O morango é uma fruta rica em vitamina C, silício, manganês, potássio, vitaminas do complexo B e K, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres, além de ser pouco calóricos, 100g possuem cerca de 30 calorias.

Queijo com Goiabada: o queijo é ótima fonte de proteína animal, de cálcio e de vitamina B5. A goiabada é rica em carboidratos por possuir açúcar simples na sua composição. Devem ser consumidos com moderação pelo alto valor calórico. Há, em média, 250 calorias em uma pequena porção de queijo com goiabada.