Um toque de cor no inverno
15 de junho de 2011
Dentes brancos em poucos minutos
15 de junho de 2011
Mostrar Todos

Nova dieta da sopa

Nada de sopas monótonas no cardápio. Neste menu você vai consumir diariamente dois pratos do alimento, sim, mas sempre com algum acompanhamento, para garantir a saciedade por mais tempo e você queimar até 8 kg
por Fabiana Gonçalves

Basta a temperatura baixar para que o nosso corpo sinalize com a vontade de consumir alimentos quentinhos, cremosos e, nem sempre de baixas calorias. Resultado no fim da temporada de frio: quilos a mais. A nossa proposta, no entanto, não é apenas ajudá-la a não engordar, mas sim, auxiliá- la a emagrecer até 8kg em um mês com a nova dieta da sopa. A diferença desse menu é que embora ele seja regrado, a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), faz questão de não deixar a sopa ser a única fonte de alimento na refeição porque embora ela consiga dar saciedade e ajuda e muito no emagrecimento, a nutricionista lembra que o alimento precisa ter boa aparência e também estimular a mastigação. “Em uma alimentação equilibrada é preciso obter todos os nutrientes e calorias mínimos necessários para garantir o bom funcionamento do organismo, considerando as necessidades e particularidades individuais.

Por isso, seguir uma dieta monótona com apenas um tipo de preparação pode não ser adequado, pois mesmo que a sopa contemple todos os grupos alimentares, dois fatores são importantes: a preservação das vitaminas que muitas vezes são perdidas no cozimento de alguns alimentos e a mastigação, pois a mastigação de alimentos sólidos proporciona maior saciedade que líquidos, além do estímulo visual, uma vez que primeiro comemos com os olhos”, admite Roseli Rossi. Desta forma, a sensação de fome pode aparecer logo quando só consumimos sopas nas refeições principais”, garante. A sopa pode até ter as mesmas calorias que uma refeição tradicional, mas o aspecto visual pode sinalizar privação de calórica. Para quem deseja seguir uma dieta tendo a sopa como a principal refeição deve saber que ela deve sempre estar acompanhada de uma proteína (carne, frango ou peixe, grelhado), ou uma salada, principalmente no almoço, pois desta forma torna a alimentação mais variada e, consequentemente, equilibrada nutricionalmente.
Veja a matéria completa na revista Plástica & Beleza nº120.