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Você mantém alimentação balanceada, pratica atividade física e, mesmo assim, não consegue eliminar aqueles quilinhos a mais?A médica nutróloga Ana Luísa Vilela lista os 10 principais erros cometidos por quem quer emagrecer e que, muitas vezes, sabotam a perda de peso

Por Malu Bonetto

Pular refeições: pular o café da manhã ou o jantar é um erro gravíssimo isto porque nosso corpo trabalha com a programação metabólica e, ao deixar de se alimentar, na próxima refeição ele vai entender que precisa armazenar energia para não ser pego de surpresa novamente.

Comer na frente da TV e/ou do computador: quando você não se alimenta tranquilamente acaba não prestando atenção na quantidade que está comendo e acaba exagerando no prato. E, se você não mastiga direito acaba prejudicando a digestão, não sente o sabor do alimento e como cérebro não entende que já está saciado é preciso comer mais.

Carboidrato em todas as refeições: a dupla arroz com feijão é extremamente nutritiva, mas deve ser restringida a apenas uma refeição por dia. E evite misturar arroz e batata por serem bastante calóricos.

Trocar o refrigerante pelo suco industrializado: ler o rótulo é importantíssimo porque mesmo sendo à base de frutas, as bebidas industrializadas têm muito sódio e açúcar. Por isso, dê preferência ao suco natural de limão, por exemplo, e sem adoçar.

Não beber água: o nosso organismo precisa se manter hidratado para funcionar corretamente. Além disso, o cérebro confunde sede e fome e pode enviar uma mensagem falsa de que é preciso comer algo quando, na verdade, o que você precisa é de um copo d’água para se hidratar.

Se deixar levar pela fome emocional: “é preciso saber distinguir a fome emocional da fome de verdade. Ao entender que a vontade de comer não é realmente uma necessidade física e conseguir resistir às tentações, você dá um grande passo na direção do emagrecimento saudável”, fala a nutróloga.

Trocar refeições por shakes: eles são práticos e rápidos de serem feitos, mas devem ser consumidos com parcimônia ou podem deixar os rins sobrecarregados.

Não comer fibras: frutas, legumes, verduras e grãos devem estar presente em praticamente todas as refeições isto porque são ricos em fibras, ajudam a dar saciedade e evitam a fome fora de hora.

Comer doce na sobremesa todos os dias: se você quer realmente emagrecer, tem que fazer o sacrifício e aprender a provar porções menores e esporádicas, preferencialmente feitas com frutas e gelatina e sem muita gordura, como massas folhadas, creme chantilly, creme de avelã etc.

Beliscar errado: por mais que o recomendado seja comer a cada três horas é preciso prestar atenção na quantidade e na qualidade do que vai beliscar. “Mesmo alimentos com cara de saudável, como as barras de cereal, podem ser prejudiciais para o processo de emagrecimento”, orienta Ana Luísa.